sábado, 24 de março de 2012

Raça nelore domina criação de gado no país



Animal representa cerca de 80% da pecuária bovina do país

Desde que os primeiros animais da raça nelore chegaram ao Brasil, em 1868, a pecuária passou por um processo de transformação. Importada da Índia, a raça foi gradativamente se transformando em um gado tipicamente brasileiro. O nelore encontrou no país o espaço ideal para desenvolvimento. Das 209 milhões de cabeças de gado criadas no Brasil, cerca de 167 milhões, ou 80%, são nelore ou aneloradas.

No município de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, o criatório do produtor Udelson Franco faz parte da história da raça no país. Com 75 anos, dos quais 50 dedicados ao trabalho na seleção da raça, ele conquistou diversos prêmios e reconhecimentos. Nesse período, realizou o trabalho pensando em atender a demanda do mercado.

— Sempre selecionei pensando no frigorífico. A pista é o marketing, mas o frigorifico é que importa — afirma.

O criatório começou com o nelore padrão e depois veio o mocho. Em 50 anos de dedicação, mais de 20 mil bezerros foram produzidos.

Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Irrigação favorece cultivo de pastagens



Baixo consumo de energia, adaptação a qualquer tipo de terreno, facilidade de operação e manutenção, possibilidade de utilização de dejetos de animais e baixo custo de instalação e manutenção são as vantagens do sistema de aspersão em malha para a irrigação de pastagens permanentes. O sistema está sendo demonstrado pela Emater/RS-Ascar em uma área de 0,72 hectares na Expoagro Afubra, que acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, em Rio Pardo.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mário Luiz Landerdahl, apesar de estar numa área pequena, o sistema pode ser instalado numa área de até 120 hectares, desde que o agricultor tenha energia e água disponíveis na propriedade. “Para o piqueteamento com tifton, é o modelo mais indicado, porque o crescimento do pasto é bem mais rápido”, explica.

Landerdahl esclarece que a irrigação é feita com tubos soldáveis enterrados a 50 centímetros no solo e os aspersores são trocados de local dependendo da área de interesse que será irrigada. “A troca dos aspersores pode ser feita, inclusive, quando o sistema estiver funcionando”, acrescenta o agrônomo da Emater/RS-Ascar. Como limitações estão a impossibilidade de automação, maior dependência de mão de obra e abertura de valetas para acondicionamento das tubulações dispostas em malha.

Fonte: Emater - RS
Para maiores informações visite: www.agrolink.com.br

Usina Batatais inicia safra 2012/2013 no dia 2 de abril


Companhia processou 3,46 milhões de toneladas de cana na safra passada

A Usina Batatais, na cidade homônima paulista, inicia o processamento da safra 2012/2013 de cana-de-açúcar no dia 2 de abril, informou a companhia na última sexta, dia 23. Assim como as outras usinas do Centro-Sul, a unidade iniciará moagem este ano cerca de um mês depois do começo da safra passada, ocorrido no início de março de 2011.

A companhia processou, na safra passada, 3,46 milhões de toneladas de cana, queda de 9,4% ante o total de 3,82 milhões de toneladas da safra 2010/2011.

Fonte: Agência Estado
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Colheita de café do Brasil não deve sobrecarregar mercado, diz OIC



País deve produzir pouco mais de 50 milhões de sacas de 60 kg na temporada 2012/2013

A Organização Internacional do Café (OIC) espera que a ampla colheita do Brasil neste ano fique dentro das necessidades globais, de acordo com o diretor executivo da entidade Robério Oliveira Silva, de modo que não deve sobrecarregar o mercado.

— Esperamos que a demanda seja firme — comentou Silva, nos bastidores da conferência anual da Organização Nacional de Café.

Segundo o diretor, é improvável que a safra de café do Brasil deixe o mercado com excesso de oferta. Silva acrescentou que o país deve produzir pouco mais de 50 milhões de sacas de 60 kg na temporada 2012/2013.

Fonte: Agência Estado
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Chuva predomina no Sudeste e frio chega ao Sul neste sábado



Expectativa é para mínimas inferiores a 15ºC em quase todos os municípios do Sul

PREVISÃO PARA ESTE SÁBADO, DIA 24

SUDESTE

A frente fria avança muito pouco e a chuva prossegue sobre praticamente toda a região. Apenas no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais e no centro e oeste de São Paulo não há previsão de chuva no decorrer do dia. Chove forte no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e no centro e leste de Minas Gerais. O elevado acumulado esperado sobre o norte fluminense, superior aos 50 milímetros (mm), aumenta o potencial para transtornos. A temperatura máxima permanece baixa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais por conta da grande quantidade de nuvens e dos ventos que passam a soprar de sul. Já no Espírito Santo, o tempo permanece abafado.

SUL

A madrugada terá temperaturas baixas em toda a região. A expectativa é para mínimas inferiores a 15°C em praticamente todos os municípios, com destaque para a Serra de Santa Catarina, onde os termômetros podem chegar aos 6°C. No decorrer do dia, o sol predomina em grande parte da região Sul, mas a temperatura não sobe muito, oscilando entre 21°C e 24 °C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no leste do Paraná. Apenas no interior do Paraná a temperatura permanece mais elevada, chegando aos 30°C. As poucas chuvas deste sábado, associadas com a umidade que vem do mar, atingem a costa do Paraná e o norte de Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

Com uma frente fria parada sobre o Sudeste, as chuvas atingem Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Apesar de generalizadas e abrangentes, novamente não há expectativa de grandes acumulados. Já em Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco. Uma massa de ar frio causa declínio da temperatura mínima, com valores inferiores aos 15°C no sul de Mato Grosso do Sul. À tarde, no entanto, predomina o tempo abafado em toda a região.

NORDESTE

Uma frente fria no Sudeste e áreas de instabilidade sobre o norte da região causam chuva sobre o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí, Maranhão e sudoeste da Bahia. Chove forte entre a costa da Paraíba e do Ceará, com acumulado de mais de 30 mm. Na maior parte da Bahia e da Paraíba e entre Sergipe e Pernambuco, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Independentemente da previsão, o calor predomina em todos os Estados, com máxima de mais de 30°C.

NORTE

O tempo permanece instável em toda a região, com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Chove forte em todos os Estados, com exceção de Tocantins. Mesmo com a chuva, o calor predomina em toda a região, com máxima de mais de 33°C entre Rondônia e o Amazonas.

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

No domingo, a frente fria estacionada sobre a costa do Sudeste mantém a chuva sobre o centro e norte do Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Chove forte sobre a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo e no centro e noroeste de Minas Gerais, com acumulado de mais de 30 mm em alguns municípios. Em São Paulo, apesar das nuvens, o risco de chuva diminui sobre todo o Estado. A temperatura máxima permanece baixa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. As temperaturas também entram em declínio no sul do Espírito Santo, mas sobe em todo o Estado de São Paulo. Na segunda, dia 26, a frente fria perde força e as chuvas acontecem de forma bem mais fraca e isolada sobre o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Na terça, dia 27, uma nova frente fria avança pelo Sudeste e traz chuvas generalizadas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este segundo sistema frontal estaciona entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde gera acumulados de mais de 70 mm até o fim da semana que vem. Além disso, a entrada de uma forte massa de ar polar causa acentuado declínio da temperatura, com mínima entre 6°C e 9°C no sul do Estado de São Paulo.

SUL

A madrugada do domingo será fria, com mínima inferior aos 15°C na maior parte dos municípios e podendo chegar aos 9°C entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná. No decorrer do dia, apesar da passagem de uma frente fria, o tempo permanece seco em boa parte da região. Apenas entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ocorrem pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima entra em elevação, chegando aos 27°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, o calor também aumenta e as máximas passam dos 30°C no noroeste do Estado. Na segunda, a frente fria causa chuvas mais generalizadas sobre o Paraná e Santa Catarina, além do sul do Rio Grande do Sul. Na terça, a chuva prossegue, porém fica restrita à costa do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e leste e norte do Paraná. No decorrer da próxima semana, o destaque vai para o frio. A mais intensa onda de frio do ano gera mínimas entre 0°C e 3°C e as primeiras geadas mais amplas da Serra Geral, Planalto de Santa Catarina e do sul do Paraná.

CENTRO-OESTE

No domingo, além da frente fria do Sudeste, áreas de instabilidade avançam do Paraguai e Bolívia na direção de Mato Grosso do Sul. Por isso, a previsão é de chuva em boa parte da região, com exceção do leste e sul de Mato Grosso do Sul. Chove forte entre o leste de Goiás e o Distrito Federal, com acumulado de mais de 30 mm em alguns municípios. A madrugada permanece fria no sul de Mato Grosso do Sul, com mínima entre 12°C e 15°C. À tarde, no entanto, o calor predomina em toda a região, com máxima de mais de 30°C em vários municípios. Na segunda, a previsão é de chuva generalizada sobre o Centro-Oeste, sendo intensa sobre o oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Na terça, a formação de uma nova frente fria mantém as chuvas generalizadas sobre o Centro-Oeste, com previsão de temporais no oeste de Mato Grosso. No decorrer da próxima semana, a chuva continua, sendo intensa sobre o leste e norte de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Além disso, uma forte massa de ar polar causa declínio acentuado da temperatura, com mínima entre 6°C e 9°C no sul de Mato Grosso do Sul e entre 12°C e 15°C no sudoeste de Mato Grosso.


NORDESTE

No domingo, a chuva generalizada concentra-se novamente sobre o norte da região, atingindo o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Também chove de forma isolada no sudoeste da Bahia. Os acumulados mais elevados atingem boa parte dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, além do leste do Ceará, passando dos 30 mm. Já na maior parte da Bahia, o tempo permanece seco e ensolarado. Independentemente da previsão, o calor predomina em todos os Estados, com máxima de mais de 30°C. Na segunda e na terça, a chuva forte espalha-se pelo Nordeste, atingindo boa parte do Rio Grande do Norte e do Ceará, além do norte do Maranhão e do Piauí. No decorrer da próxima semana, o padrão de distribuição de chuva não muda, sendo intensa no norte da região.

NORTE

No domingo, áreas de instabilidade ganham força sobre o noroeste do Amazonas. Em São Gabriel da Cachoeira, o acumulado alcança 90 mm, correspondendo a 20% da média de março. Além do Amazonas, chove de forma menos intensa sobre o Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. Mesmo com a chuva, o calor predomina em toda a região, com máxima de mais de 30°C, especialmente no Pará e Tocantins. Na segunda, os temporais permanecem concentrados sobre o oeste e noroeste do Amazonas, com acumulado de mais de 60 mm. Na terça-feira, os grandes temporais deslocam-se um pouco mais para leste, atingindo todo o centro, leste e sul do Amazonas. No decorrer da próxima semana, as chuvas fortes espalham-se ainda mais pela região Norte, atingindo o Pará, Amazonas e Rondônia.

Fonte: Somar
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br