Problemas climáticos e incidência de pragas prejudicaram a produção
A produção paulista de laranja deve alcançar 365,25 milhões de caixas (de 40,8 kg) na safra agrícola 2011/12 (safra industrial 2012/13), com queda de 5,1% frente à safra anterior, de acordo com o 4º levantamento de previsões e estimativas de safras do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.
Desse total, 96% (352,50 milhões de caixas) são consideradas frutas comerciais. A área plantada soma 574,16 mil hectares, praticamente a mesma da safra anterior.
Os motivos apontados para essa queda na produção são fatores climáticos (baixa precipitação na época do pegamento, que reduziu a quantidade de frutos por planta da primeira florada) e maior incidência de doenças que vêm acometendo os pomares (pinta preta, cancro cítrico e greening), provocada tanto por fatores climáticos no início de 2012 quanto pela falta de investimento nos tratos culturais.
“A expectativa dos produtores comerciais para essa safra quanto à produtividade média é de 670 caixas de 40,8 kg por hectare”, dizem os responsáveis pelo levantamento.
Fonte: Agência Estado
Para maiores informações visite: www.souagro.com.br