Já no Norte e Nordeste, fim de semana deve iniciar com chuvas sobre grande parte dos municípios
PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 22
SUDESTE
A partir desta sexta, a chuva deve perder força sobre o Sudeste. As temperaturas devem ficar baixas pela manhã, com mínima entre 9°C e 15°C no oeste e sul de São Paulo e entre 15°C e 18°C em Minas Gerais. Já no Rio de Janeiro e Espírito Santo, os termômetros devem registrar mínima entre 18°C e 24°C.
SUL
A formação de um ciclone extratropical sobre a costa da região Sul deve provocar chuva no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. Pode ocorrer chuva forte em alguns municípios dos dois Estados. As temperaturas seguem baixas, com mínima entre 6°C e 9°C em boa parte do interior da região. A máxima não passa dos 15°C no Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná.
CENTRO-OESTE
O tempo deve permanecer úmido em todo o Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul, a mínima deve ficar entre 9°C e 12°C no sul do Estado. À tarde, a máxima não deve passar dos 21°C no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e dos 24°C no sudoeste de Mato Grosso. Já no norte do Centro-Oeste, termômetros devem registrar mais de 30°C.
NORDESTE
Nesta sexta, deve prosseguir a chuva sobre o leste e norte do Nordeste, com maior intensidade na costa do Rio Grande do Norte. Já no interior do Nordeste, o tempo deve permanecer seco e ensolarado. A máxima não deve passar de 30°C no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
NORTE
Deve chover forte no sul do Acre, centro e sul do Amazonas e nordeste do Pará, por conta da organização de uma frente fria Sudeste do país, nesta sexta. Também deve haver precipitação entre a costa do Amapá e a Ilha de Marajó. Em Tocantins, o tempo deve permanecer seco, ensolarado e quente.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
O tempo deve permanecer úmido, com nebulosidade e chuvas fracas sobre o Sudeste no sábado. A mínima deve ficar entre 6°C e 9°C no sul e oeste de São Paulo e entre 12°C e 15°C no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, a temperatura deve permanecer elevada, com mínima entre 18°C e 21°C. No domingo, o tempo deve continuar nublado, porém com menor risco de chuva. Na segunda, uma nova área de instabilidade deve provocar nebulosidade e chuva em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Entre 26 e 30 de junho, no entanto, a chuva deve perder força sobre toda a região.
SUL
A partir do sábado, não deve chover na região Sul. O sol deve predominar desde cedo, porém com temperaturas baixas. A mínima deve oscilar entre 0°C e 3°C na Serra Geral e no Planalto de Santa Catarina e do Paraná. À tarde, a máxima deve chegar a 15°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no oeste, centro e leste do Paraná. Já no domingo, deve voltar a chover sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e o centro, oeste e sul do Paraná. Na segunda, deve chover sobre o norte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Entretanto, entre 26 e 30 de junho, a previsão é de tempo seco em toda a região Sul.
CENTRO-OESTE
No sábado, o tempo deve permanecer nublado e úmido em boa parte do Centro-Oeste, ainda com previsão de chuva fraca no sudeste de Goiás. A mínima deve oscilar entre 5°C e 9°C no sul de Mato Grosso do Sul. À tarde, a máxima não deve passar dos 21°C no sul de Mato Grosso do Sul, mas deve chegar a 33°C no norte de Mato Grosso e noroeste de Goiás. No domingo, áreas de instabilidade devem causar chuva com baixo acumulado sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Na segunda, a chuva deve se espalhar por todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste de Mato Grosso. No decorrer da próxima semana, no entanto, a chuva deve perder força em boa parte da região.
NORDESTE
A chuva deve ficar restrita ao norte do Nordeste, sendo intensa no Piauí e Ceará, no sábado. Já na região de Pernambuco até a Bahia, a previsão é de tempo seco e ensolarado. Temperaturas devem cair no sul da Bahia e a mínima deve chegar aos 15°C no Planalto da Conquista. À tarde, a máxima deve chegar aos 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No domingo e na segunda, deve chover ao longo da costa norte do Nordeste. Além disso, uma frente fria avança pela costa da Bahia, mas deve provocar chuva isolada e com baixo acumulado. No decorrer da próxima semana, no entanto, a precipitação deve voltar a ganhar força sobre toda a costa do Nordeste.
NORTE
Acre, norte de Rondônia, Amazonas, Roraima, norte de Tocantins e boa parte do Pará devem ter chuva no sábado. A temperatura deve permanecer elevada, com máxima de mais de 30°C em todos os Estados da região. No domingo, destaca-se a previsão de chuva forte sobre o centro e leste do Pará. Já no domingo, também deve haver precipitação forte sobre o sudeste do Amazonas e norte de Roraima. No decorrer da próxima semana, a chuva deve ficar concentrada sobre o oeste e norte da região Norte, sendo intensa na costa e no Estado de Roraima.
Fonte: SOMAR METEOROLOGIA