quinta-feira, 19 de julho de 2012

Produtores veem produtividade da batata aumentar com uso de tecnologia



A produtividade da batata aumentou em média três vezes desde que duas novas variedades da planta começaram a ser cultivadas em Cusco, no Peru, há aproximadamente dois anos e meio. Esta região, em janeiro e fevereiro de 2010, foi afetada por fortes chuvas e enchentes e sua agricultura foi fortemente prejudicada.

Por meio do melhoramento genético clássico, vinte clones da planta que apresentavam algum tipo de resistência à doença da requeima, comum em plantações de batatas e tomates, foram avaliados e selecionados por cientistas e por 200 famílias locais. Este mal é causado pelo fungo Phytophthora infestans e representa uma ameaça constante aos produtores da região dos Andes. Depois de anos de pesquisa em colaboração com a comunidade, duas variedades com as melhores propriedades para os agricultores da região foram selecionadas e oficialmente lançadas no mercado peruano. 

Os agricultores familiares da região dos Andes conseguiram uma produtividade média 3 vezes maior do que a obtida com batatas nativas, que continuam a ser cultivadas. Desde que começaram a ser plantadas, as novas variedades foram responsáveis pelo fornecimento de 15 a 16 toneladas por hectare, contra somente cinco toneladas obtidas nas variedades convencionais.

Fonte: CIB
Para maiores informações visite: www.noticiasagricolas.com.br

Governo de SP debaterá nova política para o etanol



Estado é o maior produtor mundial e consumidor do país do biocombustível

Na contramão das medidas pontuais de intervenção dogoverno federal no mercado do etanol, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), convocou a cadeia produtiva do combustível para desenhar uma nova política do setor no Estado. A primeira reunião de discussão será nesta quarta-feira (11/7), às 9 horas, na Secretaria de Agricultura, confirmou nesta terça-feira, à Agência Estado a titular da Pasta, Mônika Bergamaschi. 

"A pedido do governador, chamamos representantes dos trabalhadores, das indústrias de máquinas e de base, além dos membros das usinas e de entidades", disse. "Vamos montar uma estratégia para o combustível via São Paulo", completou a secretária. 

São Paulo é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar, com um total de 11,6 bilhões de litros na safra passada, ou 56,3% da oferta do Centro-Sul Brasil. O Estado é também o maior consumidor do País, graças à oferta e incentivos públicos para a demanda, como alíquota de 12% para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol hidratado, a menor do País. 

No ano passado, o governador desonerou o ICMS para usinas sucroalcooleiras que fizessem investimentos na modernização de caldeiras para a produção de energia elétrica do bagaço de cana-de-açúcar. No entanto, a demanda desses equipamentos não cresceu, pois, de acordo com o setor, os preços da energia elétrica nos leilões federais seguem abaixo do custo e ainda sofrem com a concorrência da energia eólica. 

"É uma judiação corrermos o risco de perder todo esse conhecimento que adquirimos durante anos e todo o investimento feito no Estado", concluiu a secretária

Para maiores informações visite: www.agrotube.com.br

Atrasada, colheita de café no Brasil atinge 46% do total



O Brasil colheu até meados de julho quase metade da produção de café esperada para a temporada 2012/13, o que indica um atraso na comparação com o mesmo período do ano passado, informou a consultoria Safras & Mercados nessa quarta-feira (18).

O atraso na colheita ocorre após um período chuvoso nas principais regiões produtoras do Brasil, o maior produtor e exportador global. Até 12 de julho, os produtores tinham colhido 25,31 milhões de sacas, de uma estimativa total de 54,9 milhões de sacas. "A colheita está atrasada em relação a igual período do ano passado, quando 61 por cento da safra 2011/12 estava colhida", afirmou a Safras em relatório.

O percentual de colheita indica um avanço de seis pontos na comparação com o índice registrado na semana anterior. Em Minas Gerais, maior produtor brasileiro, os cafeicultores colheram 9,4 milhões de sacas, de um total de 28,3 milhões da estimativa de safra.

No Espírito Santo, que colhe principalmente o café da variedade robusta, a colheita soma 9,7 milhões de sacas, ante uma safra total projetada em 14,1 milhões de sacas.

A colheita do robusta começa antes da do arábica, variedade que predomina nas lavouras de Minas Gerais.

Fonte: Reuters
Para maiores informações visite: www.cafepoint.com.br

Novas regras para APPs preocupam produtores rurais



Restrições do novo Código Florestal para cultivo nas áreas de preservação permanente confundem agricultores

Conforme a regra geral prevista no novo Código Florestal, as áreas de preservação permanente (APPs) devem ser conservadas e restauradas. No entanto, cada caso permite uma atenção diferenciada.

O produtor rural Cláudio Benedito da Silva planta hortaliças em nove hectares em uma propriedade no interior paulista. Em média, são 400 caixas por semana de variedades como couve e alho, dentre outras culturas do chamado ciclo curto, que produzem em até 120 dias. A região onde fica a propriedade do produtor, entretanto, é uma área de morro na qual a maioria das culturas é de curta duração, o que gera uma situação problemática conforme o novo Código Florestal.

De acordo com o que consta na nova legislação, a área onde está a lavoura de couve é uma APP e, portanto, deve ser conservada ou restaurada. Segundo o texto, o uso das chamadas áreas de preservação permanente somente está autorizado para atividades consolidadas, isto é, de ciclo longo, entre três e quatro anos de cultivo, como é o caso do café, da mandioca e da banana. Além disso, os produtores podem continuar com culturas perenes, como pastagens e cana-de-açúcar, e culturas lenhosas, que são basicamente as árvores frutíferas. O Código prevê ainda que nestas áreas, com declividade superior a 45º, a vegetação nativa seja mantida.

Para o especialista Evaristo de Miranda, para evitar problemas, seria preciso alguma tecnologia.

– O certo seria a tecnologia, porque você pode plantar até cultura anual com boa tecnologia de conservação do solo e água e não ter problemas. Às vezes, o produtor planta alguma perene, sem nenhuma tecnologia, de qualquer jeito e tem um monte de problema – explica.

Para se adequar às novas regras do Código Florestal, Silva vai fazer o Cadastro Ambiental Rural, com o objetivo de avaliar a situação das terras na propriedade.

– A gente pode se adequar a produzir. Já que nesta área pode ocorrer algum problema, a gente se adequa com a fruta, com a banana. São várias culturas que podem se adequar – comenta o produtor.

Conforme as novas regras, a exigência para que a área continue sendo utilizada é o cumprimento do Programa de Regularização Ambiental, que prevê o tratamento de resíduos e a manutenção da qualidade da água e do solo. A licença para exploração dessas áreas é de cinco anos, podendo ser renovada no caso de cumprimento das normas ambientais. Propriedades de mais de 50 hectares vão ter que apresentar um estudo prévio de impactos ambientais para continuarem em uso.

Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Em construção o portal AGRO Jornal, em breve no ar o mais novo informativo do agronegócio!!!


Tempo firme e temperaturas mais baixas predominam no Sul e Sudeste nesta quinta



Segundo a Somar, passagem de uma massa polar deixa o dia frio e com sol em boa parte do país

PREVISÃO PARA ESTA QUINTA, DIA 19

SUDESTE

A passagem de uma massa de ar polar deixa o tempo firme e frio no Sudeste nesta quinta, dia 19. A mínima chega aos 3°C em vários municípios de São Paulo e sul de Minas Gerais, com ocorrência de nebulosidade e chuva isolada entre o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Durante a tarde, a máxima não passa dos 18°C na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, dos 21°C no centro e sul do Rio de Janeiro e dos 24°C no sul do Espírito Santo. 

SUL

O dia deve ser de tempo firme e bastante frio na região Sul, com mínima próxima de 0°C entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul e leste do Paraná pela manhã. Ao longo do dia, a temperatura não passa dos 15°C no extremo sul do Estado gaúcho e dos 18°C nos demais Estados. 

CENTRO-OESTE

Previsão de tempo seco e com sol na maior parte da região, exceto no Distrito Federal e leste de Goiás, onde há possibilidade de nuvens. As temperaturas devem cair durante a madrugada, ficando em torno de 15°C em boa parte do Centro-Oeste. No sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, a mínima chega aos 3°C, podendo atingir 6ºC no sul de Goiás e no sul e sudoeste de Mato Grosso. Durante a tarde, as temperaturas ficam mais altas, chegando aos 31ºC em Goiás e de Mato Grosso. 

NORDESTE

Apesar da frente fria que está sobre a região, o dia deve ser de tempo seco e temperaturas elevadas no Nordeste, com possibilidade de chuva no norte e entre o Ceará e o Maranhão. Apesar de a mínima poder ficar em torno de 12ºC durante a madrugada no sul da Bahia, o calor predomina em toda a região, com máximas superiores aos 33°C em alguns Estados.

NORTE

A passagem de uma massa de ar polar sobre a região provoca a ocorrência de friagem sobre o Norte, com mínima de apenas 6°C no sul de Rondônia e de 9°C no sul do Acre e do Amazonas. No decorrer do dia, o calor predomina em toda a região, com temperaturas superiores a 33°C em Tocantins, Pará e leste do Amazonas e possibilidade de chuvas em algumas localidades. 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Previsão de tempo firme e ensolarado no Sudeste nesta sexta, dia 20, exceto no centro e norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, onde uma frente fria pode causar chuva fraca. O frio da madrugada perde força e, à tarde, a máxima não passa dos 21°C na maior parte do Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Já no noroeste de Minas Gerais, a máxima fica próxima dos 30°C. 

SUL

O tempo deve ficar seco e ensolarado em boa parte da Sul nesta sexta, com mínimas mais altas, em torno de 3°C no Paraná e Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Durante a tarde, as máximas também ficam mais altas, não passando dos 15°C no extremo sul do Estado gaúcho. A passagem de uma frente fria na região pode provocar chuva a partir da próxima semana nos três Estados, devendo ser mais fortes entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná.

CENTRO-OESTE

A sexta deve ser de tempo firme e temperaturas mais baixas pela manhã no Centro-Oeste, que deve registrar mínimas em torno dos 6°C em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e partes do sul e sudoeste de Mato Grosso. Durante o dia, as temperaturas se elevam, podendo chegar aos 33ºC no norte de Mato Grosso. O final de semana também deve ser de tempo seco e ensolarado e temperaturas mais altas na região.

NORDESTE

A passagem de uma frente fria causa nebulosidade e chuva isolada sobre o sul da Bahia nesta sexta, mas o tempo deve permanecer seco e com sol nas demais áreas da região. Durante a tarde, a máxima não passa dos 24°C no sul baiano, podendo passar dos 33°C no oeste do Maranhão. A partir da próxima semana, deve voltar a chover isoladamente na região.

NORTE

O frio prossegue em parte da região Norte nesta sexta, com mínimas de apenas 6°C no sudoeste de Rondônia e sul do Acre e de 12°C no sul do Amazonas. O calor aumenta ao longo do dia, com temperaturas que podem chegar aos 33°C no centro e norte de Rondônia e grande parte dos Estados do Amazonas, Pará e Tocantins. Podem ocorrer chuvas no norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e o Amapá. As temperaturas devem continuar mais baixas ao amanhecer, voltando a subir a partir da próxima semana.

Fonte: SOMAR METEOROLOGIA
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br