sexta-feira, 30 de março de 2012

Novos rumos conduzem a Syngenta



Companhia apresenta nova estratégia global focada na integração de tecnologias e serviços

A nova estratégia global da Syngenta, definida há um ano, aproveitou a combinação dos pontos fortes de seus negócios de proteção de cultivos, sementes e tratamentos para sementes e biotecnologia, e desenvolveu uma oferta totalmente integrada a partir de uma visão por cultivos estratégicos.

No dia 27 de março, a multinacional realizou no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), o Demonstration Day. A iniciativa que já teve edições realizadas nos Estados Unidos, Inglaterra e Suiça, demonstrou em sua versão nacional, a nova estratégia global integrada e forneceu exemplos concretos de como ela funcionará. 

O evento apresentou uma visão geral dos desafios agrícolas que enfrentamos e o que a Syngenta está fazendo para superá-los. Em visita a uma série de exposições de cultivos, foi possível ver como a empresa está inovando para proporcionar uma oferta ainda melhor e mais abrangente em seus cultivos estratégicos globais - milho, soja, cereais, hortaliças, cana-de-açúcar, arroz e oleaginosas. 

De acordo com Laércio Giampani, Diretor Geral da Syngenta para o Brasil, a necessidade dos agricultores é o foco da estratégia. “Um agricultor que planta trigo quer ter o seu melhor negócio da cultura, independente se ele precisa do controle de insetos, doenças ou da melhor semente. Queremos pensar como o agricultor e atuar com ele dessa forma”, elucidou.

A estratégia vai ao encontro à necessidade e desafio de alimentar uma população mundial de 7 bilhões de habitantes, de maneira ambientalmente sustentável e economicamente viável. Para isso, a Syngenta aposta em tecnologias que ajudem o produtor a encontrar um patamar de produtividade, que possa contribuir com a redução da fome no mundo e estar preparado para o desafio do crescimento populacional. 

Um dos grandes exemplos dessa contribuição tecnológica é o Plene, que altera totalmente o conceito de plantio de cana-de-açúcar. A tecnologia simplifica e agiliza a fase inicial da plantação, trazendo mais qualidade e benefícios em todo o processo até a colheita. A evolução começa a partir de mudas tratadas nos viveiros da Syngenta, permitindo menor investimento em máquinas, equipamentos e mão de obra, redução no volume de mudas e o uso racional de Proteção de Cultivos. O plantio é feito por maquinários leves, gerando menor compactação do solo e menor consumo de combustíveis.

Outra importante iniciativa da empresa está nos cultivos de especialidades, com o Nucoffe, iniciativa pioneira da Syngenta que busca valorizar o café brasileiro, estimulando a sua qualidade e aproximando o produtor do mercado externo.

Ampliando a oferta integrada, a Syngenta tem um papel importante na cultura do arroz, com a introdução na Índia de Tegra ™, uma solução para pequenos produtores de arroz. A solução consiste em plantar sementes de alta qualidade revestidas com o tratamento de sementes, seguido por um novo sistema de mecânica do transplante para as mudas, reduzindo a mão-de-obra e aumentando a qualidade de vida dos agricultores. Um protocolo de atendimento de culturas é aplicado durante o período de crescimento e, no total, Tegra ™ aumenta a produção por 30 por cento da média.

Com o objetivo de firmar presença no mercado brasileiro de soja, a empresa está investindo para ampliar seu portfólio de germoplasma e desenvolvimento de novas tecnologias. Ricardo Perez, gerente de Soluções Integradas de Soja, destaca os investimentos da empresa em pesquisa e desenvolvimento para levar aos agricultores o que há de melhor em tecnologia, aliado a sua expectativa de produtividade e de sustentabilidade. “Estamos lançando este ano novas variedades de soja. Aliado as sementes também temos novos produtos que vem ao encontro de todo investimento que o produtor faz, protegendo contra pragas e doenças”, diz.

Para Laércio Giampani, Diretor Geral da Syngenta em cada uma das culturas, a empresa possui visão de como é possível adicionar valor para os agricultores, parceiros da cadeia e para a própria empresa. Para algumas delas já há exemplos específicos mensuráveis em prática ao redor do mundo de como estão acontecendo. Ele lembra que agora a Syngenta passa a ter seus resultados vistos pelo ângulo de produtos integrados.

Para maiores informações visite: www.agrolink.com.br

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