segunda-feira, 9 de abril de 2012

Semana inicia-se com chuvas generalizadas em todas as regiões do Brasil



Instabilidade formada no Paraguai avança sobre o país, provocando precipitações

PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 9

SUDESTE

O tempo aberto predomina na maior parte da região. Há, porém, umidade na atmosfera, o que provoca chuva rápida, entre a tarde e a noite. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro devem ter precipitações. Faz calor.

SUL

Áreas de instabilidade formadas no Paraguai começam a avançar pela região. A previsão é que a chuva, que chega no final da tarde, atinja com força o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina e Paraná. Há risco de vendavais e queda de granizo. Antes da chuva, porém, o sol predomina, e a tarde é de calor em toda o Sul – até mesmo no RS, onde o dia começa com frio. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de apenas 12°C.

CENTRO-OESTE

Novamente chove em toda a Região. Os maiores volumes são esperados para o sul e o oeste de Mato Grosso do Sul, à noite, por causa de áreas de instabilidades que se formaram no Paraguai. Mesmo assim, as temperaturas ficam elevadas nos três Estados e também no Distrito Federal.

NORDESTE

A semana começa sem mudança no tempo: os grandes temporais continuam na faixa que vai do Maranhão até o Rio Grande do Norte (com destaque para o litoral potiguar), enquanto nas demais áreas faz sol e muito calor. As chuvas ficam restritas ao sul da Bahia, de forma rápida.

NORTE

Mais um dia com intensos temporais na Região Norte. Destaque para o oeste do Amazonas e do Acre, norte do Amazonas e do Pará e para o Estado do Amapá, que recebem os maiores volumes. Algumas cidades Registram mais de 60mm, volume normal para cerca de uma semana. Faz calor.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

A terça será ensolarada e quente. A instabilidade que atua sobre a região enfraquece, e chove apenas em parte de Minas Gerais, no norte paulista, na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba. A frente fria no Sul não consegue avançar para o Sudeste e, por causa disso, apenas pancadas de chuva rápidas e isoladas devem atingir os municípios nos dias seguintes desta semana. Somente no próximo final de semana que uma frente fria deve chagar à região.

SUL

Na terça, o tempo fecha em quase toda a região. A instabilidade intensifica-se e provoca temporais em todo o RS e SC, além do oeste e do centro do Paraná. Só o nordeste e o leste paranaenses (incluindo Curitiba) escapam da chuva forte. Justamente por causa disso, faz muito calor nestas áreas. Na quarta, as chuvas enfraquecem na Região Sul, mas ainda atingem grande parte de SC e PR. No RS, o tempo abre e o calor volta a ser intenso. Mesmo assim, até o domingo, dia 15, teremos chuva todos os dias na Região Sul – o que ajuda a reverter o quadro de estiagem que predominou nos três Estados da Região nos últimos meses.

CENTRO-OESTE

A terça deve ser mais um dia com chuvas espalhadas por todo o Centro-Oeste. Apesar disso, as pancadas ocorrem de forma rápida e isolada e, por isso, não têm grande volume. Só há possibilidade de chuva mais intensa e volumosa no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Faz calor. A partir de quarta, o tempo fica mais firme sobre Goiás e Distrito Federal, mas as chuvas não param em MS e MT. Mesmo assim, as temperaturas seguem elevadas.

NORDESTE

Esta semana será de intensos temporais, com elevado volume acumulado e risco para transtornos. As áreas mais atingidas devem ser o litoral do Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Em um dia, pode chover o normal para uma semana nesses pontos. Há risco também de fortes ventanias. Isto tudo é provocado pela Zona de Convergência Intertropical, que volta a descer no meio desta semana. Nas demais localidades, tempo firme, com muito calor e umidade relativa do ar baixa, especialmente no interior baiano.

NORTE

O Norte está em seu período chuvoso e, portanto, a previsão é de mais temporais para todos os Estados. Alerta principalmente para o Amazonas na terça, que recebe, em menos de 24 horas, mais de 90mm de chuva. Com isso, os níveis dos rios que cortam o Estado vão continuar subindo e podem tirar mais pessoas de casa, além de causar inundações em cidades inteiras. Também chove bastante no Acre, Amapá e norte do Pará. Mesmo com as chuvas, faz calor. Na quarta, o alerta vai para o centro e sul do Amazonas e para Roraima, que registram elevados volumes acumulados de precipitação. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical será responsável por manter o tempo chuvoso na faixa que vai do litoral do Pará, cobre todo o norte do Estado, o Amapá e o nordeste do Amazonas por vários dias desta semana.

Fonte: Somar
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário