quinta-feira, 3 de maio de 2012

Agrishow 2012: commodities agropecuárias devem impulsionar as vendas


O bom momento das commodities agropecuárias devem impulsionar as vendas durante a Agrishow 2012, avalia Santander 

Produção nacional de grãos da safra 2011/2012 deve alcançar 158.433 milhões de toneladas. Banco aumentou em 30% o contingente de pessoal para atender a demanda da feira.

Segundo a CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o faturamento bruto da produção agrícola em 2012 deve atingir a cifra de R$ 196,4 bilhões. É com esse cenário positivo, que o Santander chega otimista à Agrishow 2012. O banco terá uma equipe 30% maior que ano passado, com engenheiros agrônomos e gerentes especializados para atender a demanda. 

“Em 2011, a Agrishow gerou R$ 1,5 bi em propostas de negócios. O potencial da feira é enorme. Para este ano, acreditamos que esse número possa se ainda maior. Para a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, a produção nacional de grãos da safra 2011/2012 deve alcançar 158.433 milhões de toneladas. Com mais produção, há necessidade de mais máquinas. A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq estima que o faturamento com a venda de equipamentos deve crescer de 10% a 15% em relação a 2011. Ou seja, é um terreno fértil para bons negócios”, analisa Walmir Fernandes Segatto, Superintendente de Agronegócios do Santander. 

Na avaliação do executivo, os produtores de soja e milho, cana, pecuária de corte, serão as vedetes da feira este ano, apesar de estar positivo o cenários geral.

Essa é a 15ª participação do Santander na Agrishow. Para fazer frente a este cenário, o Santander disponibiliza um portfólio de produtos para atender às mais variadas demandas do setor, que vão desde uma consultoria financeira completa, até o acompanhamento e gestão em todos os produtos e serviços. Destaca-se como o único banco privado a oferecer a Cédula de Produto Rural (CPR).

Estrutura Santander para a feira

O Santander chega à Agrishow conta com 375m² de área construída, obedecendo itens de construção de um estande sustentável.

Construído sob uma tenda galpão, sua estrutura é feita de madeira certificada FSC e vidros. O pé direito alto, favorece a entrada de iluminação e reduz o consumo de energia elétrica. As paredes são forradas e reaproveitadas, toda tinta ou verniz utilizados são à base de água e os materiais de comunicação (banners e placas) são feitos com materiais reutilizáveis e em quantidade adequada, evitando desperdício. Também houve a preocupação em garantir a acessibilidade a portadores de necessidades especiais em todo o estande.

Nas entradas de acesso à feira e no próprio estande do Santander, serão instalados coletores de pilhas e baterias, que ao final do evento, serão recolhidas e destinadas corretamente.

Todo CO2 que gerado no estande do Santander, incluindo o deslocamento de funcionários até a Agrishow, será compensado com plantio de árvores através do Programa Floresta Santander.

Produtos para produção, estoque, máquinas agrícolas e seguros

1 – Linhas de Investimento com Recursos do BNDES

São linhas de crédito para diversas atividades e equipamentos: aquisição de máquinas e equipamentos, correção de solos, sistematização de várzeas, implantação e melhoramentos de pomares, florestas e culturas de flores, beneficiamento de frutas, sistemas de irrigação e armazenamento. As grandes oportunidades são os financiamentos de máquinas e equipamentos através do PSI e as varias formas de financiamento que a linha ABC proporciona, ambas a taxa de 5,5% aa.

2 - Financiamentos Diferenciados

a) Financiamento para cooperativas – Fornece recursos às cooperativas de produtores rurais para compra de insumos usados nas explorações rurais e seu posterior fornecimento aos cooperados.

b) Funcafé – Custeio, Colheita, Estocagem e FAC – São quatro modalidades de financiamentos destinadas aos produtores rurais, suas cooperativas, beneficiadores, agroindústrias e exportadores, abrangendo todas as fases da cadeia produtiva. O Santander é o maior repassador do fundo no Brasil. 

3 - Financiamento de  Custeio 

a) Cédula de Produto Rural – CPR – O Santander é o único banco privado a oferecer essa linha de crédito, que permite ao produtor rural e suas cooperativas anteciparem parte da receita futura prevista com a produção agrícola ou pecuária, utilizando assim os recursos para aquisição dos insumos e outras despesas. É a melhor alternativa de financiamento para médios e grandes produtores. 

b) Custeio Agrícola e Pecuário – Linhas de crédito de baixo custo com prazos compatíveis ao ciclo operacional do produtor rural. Destinam-se a financiar as despesas relacionadas à lavoura (fertilizantes, defensivos, mão-de-obra, etc.) ou à pecuária (sal mineral, ração, medicamentos, etc.). Abrange tanto cultivos anuais como perenes e todas as atividades pecuárias.

c) Custeio Integração – Financia a parceria existente entre as agroindústrias e produtores de aves e suínos, com diversos diferenciais com relação ao capital de giro tradicional oferecido. 

4 - Linhas de Comercialização

a) Estocagem de Produtos (EGF) – Financiamento para indústrias, beneficiadores e cooperativas que industrializam a produção agropecuária, permitindo a formação de estoques de matéria-prima. Para os produtores rurais, é uma excelente alternativa no carregamento do estoque para venda na entressafra, quando os preços agrícolas costumam ser mais atrativos.

b) Linha Especial de Crédito (LEC) – Seu principal objetivo é assegurar às cooperativas, beneficiadores e agroindústrias os recursos necessários para financiar a aquisição de produtos agrícolas com condições diferenciadas, apoiando assim a colocação dos produtos rurais no mercado.

c) Desconto de Nota Promissória Rural (NPR) – Crédito que permite ao produtor rural e cooperativas antecipar o valor dos títulos resultantes de venda a prazo de sua produção. Para contratá-lo, é preciso ser fornecedor de uma das agroindústrias conveniadas ao Santander e apresentar os títulos emitidos.

5 - Seguros Rurais

a) Seguro Máquinas e Equipamentos: É destinado à proteção do maquinário utilizado na propriedade rural, de diversos tipos e portes, e garante uma indenização em decorrência de qualquer evento de causas externas. O seguro pode ser contratado por um ano, sendo renovado automaticamente. Suas parcelas são debitadas em conta corrente.

b) Seguro Canavial:  uma modalidade que protege as plantações de cana-de-açúcar no período do corte ou plantio até 310 dias ou com a colheita (o que ocorrer primeiro). Os custos com a produção canavieira são muito altos e envolvem uma série de fatores para o resultado nas lavouras como: boas condições de clima, gastos com adubo, trabalhadores para a colheita ou maquinário especializado, caminhões para transportar a cana, etc. Com o seguro, o produtor garante indenizações sobre perdas causadas nas plantações de cana de açúcar, em caso de ocorrência de incêndio. Funciona como um seguro de custeio, pois cobre despesas com o preparo de tratos culturais essenciais para manutenção da cultura. Esse serviço é dirigido a produtores e proprietários rurais.

c) Seguro Colheita Protegida: cobre prejuízos causados à lavoura provocados por fenômenos naturais, como: Incêndio, Raio, Tromba d’água, Ventos Fortes, Granizo, Chuvas Excessivas, Seca, Geada e Variações Excessivas de Temperatura. Garante a indenização sobre a produtividade de sua lavoura, em caso de eventuais ocorrências climáticas cobertas. Possibilita, ainda, a contratação da cobertura de “Replantio” exclusivo para Granizo, Chuva Excessiva e Tromba d’água" que consiste no pagamento de indenização em caso de perda de área produtiva no período de replantio.

d) Seguro Granizo: indeniza o produtor rural sobre danos decorrentes da ação do granizo sobre a lavoura. É um seguro de custeio, que cobre despesas com tratos culturais essenciais para manutenção da cultura. Está disponível para Frutas – Pêssego, Nectarina, Uva de Mesa, Uva de Vinho, Goiaba, Figo, Maçã, Pêra, Laranja e Caqui.Também para Olerícolas – Cebola, Alho e Pimentão.

e) Seguro de Granizo com adicional de geada: indeniza o produtor rural sobre danos decorrentes da ação de granizo sobre a lavoura, disponível também a cobertura adicional de Geada. É um seguro de custeio, pois cobre despesas com tratos culturais essenciais para manutenção da cultura. Esta disponível para culturas de grãos: Soja, Milho, Sorgo, Feijão, Girassol, Canola, Trigo, Triticale, Centeio, Aveia e Cevada. Também Olerícolas- Tomate de Mesa e Indústria e Café.

f) Seguro Pecuário Rebanho: É destinado aos Bovinos de Produção, Cria, Recria, Engorda e aos destinados ao Consumo que possua identificação individual. Essa modalidade cobre rebanhos a partir de 100 animais com aptidão para carne ou para leite. Na cobertura básica de vida, os principais riscos cobertos são: acidentes, doenças, partos, abortos, eletrocussão, envenenamentos, incêndios, asfixia, entre outros. Além da cobertura básica, há opções de coberturas especiais que expandem a possibilidade de proteção e auxilio nos custos, em situações emergenciais.

Fonte: Santander
Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário