terça-feira, 19 de junho de 2012

APROBIO quer biodiesel em todas as capitais



Na Rio+20, representantes da entidade veem em Curitiba exemplo de combate à poluição nas grandes cidades brasileiras

A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO) quer levar o combustível verde a todas as capitais do país. Com esse espírito, representantes da entidade participaram hoje (14/6) do lançamento do Hibribus, ônibus movido a biodiesel e energia elétrica, na Conferência Rio+20, de quarta-feira, 13/6, a sexta-feira da próxima semana, 22/6, no Rio de Janeiro.

No stand da Prefeitura de Curitiba, de 256 m², o presidente, Erasmo Battistella, e o diretor executivo da Associação, Julio Cesar Minelli, defendem que o exemplo da capital do Paraná chegue a todas as cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol daqui a dois anos, e também no Rio, com as Olimpíadas de 2016. “Só não precisa esperar até lá para adotar o biodiesel”, brincou Battistella, referindo-se ao caso carioca.

O diretor do departamento de Combustíveis Renováveis, do Ministério das Minas e Energia, Ricardo Dornelles defendeu, em seminário no final de maio, a adoção do biodiesel pelas capitais do país como forma de desafogar a capacidade ociosa da indústria, que supera os 50%.

Hoje na Rio+20 Erasmo enalteceu a iniciativa da municipalidade de Curitiba em mais uma vez ser pioneira na inovação nos transportes públicos coletivos – desde 2009 a cidade mantém a Linha Verde (leia detalhes abaixo) –, e afirmou que “o biodiesel é um dos principais vetores para a introdução da economia verde no conceito de crescimento econômico, assim como o enfoque de desenvolvimento sustentável foi adotado na Rio 92, há 20 anos atrás”.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, destacou a necessidade de incentivos do governo federal para uso do biodiesel nas capitais. Lembrando que é médico, Ducci disse saber bem dos benefícios de menos emissão de gases poluentes para a saúde. “Palavra de médico,” arrematou.

Presente ao lançamento do Hibribus, o deputado federal Jerônimo Goërgen (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, voltou a sublinhar a importância de o governo enviar logo para o Congresso Nacional a proposta do novo marco regulatório para o setor, que assegurará a continuidade dos investimentos em toda a cadeia produtiva.

Produzido pela Volvo com carroceria da Marcopolo, o Hibribus entra em circulação no segundo semestre do ano no circuito de transporte coletivo, em toda a cidade, nas linhas de bairro a bairro e circular. Seu desenvolvimento consumiu investimentos de US$ 20 milhões. O poder público municipal de Curitiba investirá R$ 26 milhões na compra de 60 veículos do modelo.

Desde 2009 a cidade mantém a Linha Verde, um trajeto de transporte coletivo urbano com 32 ônibus articulados movidos 100% a biodiesel. O ramal está sendo ampliado para que até o final do ano sejam mais de 80 veículos operando desta maneira. Hoje, a Linha Verde transporta 22 mil passageiros por dia, com economia de 20 minutos no tempo de viagem e redução de emissões de 80% de gases poluentes.

Em São Paulo, uma linha de ônibus, a Frota Verde, já circula com 20% de biodiesel misturado no diesel. A prefeitura da cidade já sancionou lei estendendo a medida a todos os ônibus da capital em 2018. Porto Alegre já começou estudos para adaptar sua frota municipal. Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, também.

Benefícios

O biodiesel, misturado à proporção de 5% por litro de diesel vendido no país, emite menos 57% gases poluentes que o combustível e não possui enxofre. Os benefícios ao meio ambiente, à saúde humana e às políticas de saúde pública são comprovados por estudo da Fundação Getúlio Vargas. Com 10% de mistura, como esperado para 2020, a emissão de gás carbônico reduzirá em 8%. Com 20% misturados, ela cairia em 12%.

Com os atuais 5% misturados no diesel, o biodiesel contribui para reduzir em 12.945 o número de internações hospitalares por problemas respiratórios. Com 10% de mistura, essa redução pode chegar a 34.520. E a 20%, serão 77.672 internações a menos. Na mesma trajetória de aumento de mistura, hoje, com 5% de biodiesel no diesel, 1.838 vidas são poupadas. Com 10%, esse número pode chegar a 4.902. E quando estivermos com 20%, o Brasil estará salvando 11.029 vidas.

Desde 2005 o setor produtivo já investiu R$ 4 bilhões em um parque fabril de mais de 60 usinas, que gera 1,3 bilhão de empregos e beneficiam 103 mil famílias de pequenos agricultores que fornecem matéria prima para processamento industrial. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, só no ano passado foi transferido para o homem do campo R$ 1,4 bilhão, valor superior ao orçamento para a reforma agrária em 2011.

Debates

O presidente e o diretor da APROBIO são, também, convidados especiais do governo brasileiro nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma bateria de painéis de debates. Marcada para acontecer entre os dias 16 e 19, a iniciativa tem o objetivo de promover ainda mais o engajamento de diversos atores da sociedade civil.

A ideia é que os resultados dos debates sejam mais um instrumento para apresentar visões e recomendações aos chefes de Estado e demais representantes de governos reunidos na conferência nos últimos dois dias do evento.

Para nortear os trabalhos dos “Diálogos”, foram escolhidos dez temas estratégicos para a agenda global do assunto, como o desenvolvimento sustentável no combate à pobreza; como resposta às crises econômicas e financeiras; desemprego, trabalho decente e migrações; a economia do desenvolvimento sustentável; a inclusão de padrões sustentáveis de produção e consumo; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável para todos; água; cidades sustentáveis e inovação; e oceanos. Os representantes da APROBIO foram convocados a dar suas contribuições e aportar experiências acumuladas no debate sobre “energia sustentável para todos”.

Para maiores informações visite: www.agrolink.com.br

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