sexta-feira, 29 de junho de 2012

Entrega de fertilizantes cresce 8,5% em 2012



Nos cinco primeiros meses do ano, foram vendidas 9,2 mil toneladas

As entregas de fertilizantes no país entre janeiro e maio deste ano registraram crescimento de 8,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 9,2 mil toneladas, segundo balanço da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).

Com isso, as vendas de defensivos acumuladas no período do levantamento atingiram R$ 2,3 bilhões, um acréscimo de 27% em comparação com o mesmo período de 2011. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), os negócios foram impulsionados pelas culturas de cana-de-açúcar, algodão, milho e citros. 

Nos primeiros cinco meses do ano, foram entregues 3,7 mil toneladas de nutrientes (NPK), que representa um avanço de 7% em relação aos mesmos meses de 2011.

O volume de fertilizantes nitrogenados (N) chegou a 1,1 mil toneladas, um aumento de 7,5% em função, principalmente, da maior demanda para as culturas de cana-de-açúcar. algodão, café, milho safrinha e arroz. Já os fertilizantes fosfatados (P2O5) tiveram uma elevação de 11,5% nas entregas deste ano (1,2 mil toneladas), especialmente devido à acelaração das entregas para a safra de verão de soja e milho. Nos fertilizantes potássicos (K2O) houve alta de 2,8% na quantidade vendida, chegando a 1,3 mil toneladas neste ano. 

O Mato Grosso concentrou o maior volume de compras de fertilizantes no período analisado, atingindo 1,8 mil toneladas, seguido de São Paulo (1,4 mil toneladas), Paraná (1,2 mil toneladas) e Minas Gerais (1,0 mil toneladas). 

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para maiores informações visite: revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário