segunda-feira, 30 de julho de 2012

Agricultura brasileira deve se adaptar às mudanças climáticas



De acordo com pesquisa realizada pelo pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, a agricultura brasileira tende a ser fortemente afetada nas próximas décadas pelos efeitos das mudanças climáticas, caso não sejam tomadas medidas.

Segundo o especialista, o aquecimento do planeta afetará a produção agrícola em diferentes regiões do Brasil. De acordo com Assad, nos últimos 100 anos, a temperatura da Terra se elevou em cerca de 0,8°C e a projeção é de que até 2100 este número possa chegar a 2° C. Com isto, o nível dos oceanos se elevará, aumentará a quantidade de chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e reduzirá na região Nordeste, além de parte da Floresta Amazônica ser substituída por uma vegetação de Savana.

“A agricultura brasileira vai ser atingida positivamente e negativamente. Algumas culturas serão mais atingidas do ponto de vista positivo, como cana-de-açúcar e trigo no Sul. A soja será negativamente atingida no Sul e no Centro-Oeste será mais positivo. No balanço geral tem perdas se continuar do jeito que está. O que nós temos de fazer é nos adaptar a isto”, alertou o pesquisador.

Diante deste cenário, as pesquisas para o desenvolvimento de cultivares adaptadas se faz essencial, como já ocorre com o feijão, em que o Instituto Agronômico do Paraná desenvolveu cultivares que não abortam flor com o aumento da temperatura.

Boas práticas

“Estamos trabalhando muito para reverter este processo. Como vamos ter plantas que sejam mais tolerantes a este tipo de situação, com ondas de calor, ondas de frio, abortamento de flores. A Embrapa Soja, por exemplo, está trabalhando com uma soja mais tolerante à deficiência hídrica. Temos que trabalhar para nos adaptar”, destacou o pesquisador, que acredita que boa parte das respostas para a adaptação das espécies agricultáveis está na biodiversidade do Cerrado.

Assad ainda ressaltou a importância de se adotar boas práticas agropecuárias, não só para contribuir com a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, mas também para minimizar os impactos das mudanças climáticas nas lavouras. “Exemplos extremos como a seca deste ano no Sul do Brasil mostram que a adoção de boas práticas agrícolas minimizam as perdas. Seguindo estas boas práticas podemos resolver muitos de nossos problemas."

Fonte: Rural Centro
Para maiores informações visite: www.agrotube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário