terça-feira, 31 de julho de 2012

Custo de produção de frango recua 0,42% em junho, diz Embrapa



Expectativa para o próximo mês do ICPFrango não é promissora 

No estado do Paraná o preço do milho já subiu 16% e o do farelo de soja em 26% o que deve elevar o custo de produção de frangos no mês de julho naquele estado em mais de 10%.

A variação do Índice de Custo de Produção de Frangos de corte (ICPFrango/Embrapa) foi de -0,41% em junho, chegando aos 142,18 pontos. Em 2012, o ICPFrango/Embrapa acumula alta de 9,86%. Os custos podem ser acessados na página da CIAS www.cnpsa.embrapa.br/cias, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Apesar da oscilação na taxa de câmbio em junho de 2012, os preços do milho e do farelo de soja no atacado para o estado do Paraná variaram em -0,51%, 1,84% e -13,92% para milho, farelo e óleo de soja, respectivamente. Esses insumos contribuíram sobremaneira para a diminuição de 0,42% do ICPFrango/Embrapa. 

Mas a expectativa para o próximo mês do ICPFrango não é promissora. "A seca nos Estados Unidos fez com que o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) revisasse para menor a estimativa da produção de milho em 46,23 milhões de toneladas e de soja em 4,223 milhões de toneladas. Em função desta revisão, já aumentou em 26% o preço do milho e em 32% o do farelo de soja nos Estados Unidos. No Brasil a repercussão não foi diferente. No estado do Paraná o preço do milho já subiu 16% e o do farelo de soja em 26% o que deve elevar o custo de produção de frangos no mês de julho naquele estado em mais de 10%. Ajustes na oferta serão necessários para equilibrar este mercado e garantir rentabilidade ao setor", explica o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, da Embrapa Suínos e Aves.

O ICPFrango

O ICPFrango/Embrapa foi criado em 2011 pela equipe de sócio-economia da Embrapa Suínos e Aves. O índice é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. 

A evolução do ICPFrango nos últimos 12 meses, a estrutura de ponderação para os cálculos do custo de produção, as variações percentuais do mês e os acumulados no ano podem ser conferidos no site da CIAS (Central de Inteligência de Suínos e Aves), no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias

Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário