quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mesmo com receita menor, frango mantém posição na pauta exportadora




Ainda que a receita cambial obtida pela carne de frango in natura no primeiro semestre de 2012 tenha recuado quase 3,5% em relação ao mesmo período de 2011, o produto manteve, como em meses anteriores, a quarta posição na pauta exportadora. 


Assim, ficou aquém, apenas, do minério de ferro, da soja em grão (que assumiu o segundo posto na pauta) e do petróleo (que, mesmo com receita superior, cedeu seu tradicional posto à soja).



Mais interessante, porém, é que em relação ao primeiro semestre de 2011 a carne de frango subiu duas posições, ocupando o lugar que há um ano pertencia ao açúcar em bruto e deixando para trás o café em grão, quinto lugar no ano passado.



A despeito, porém, da ascensão, a participação do frango in natura na pauta exportadora sofreu ligeira redução. Assim, sua receita cambial, que nos seis primeiros meses de 2011 correspondeu a 2,91% da receita obtida pelo Brasil com todas as exportações, neste ano recuou para 2,83% do total. No entanto, mais do que a uma redução de participação propriamente dita, o decréscimo observado (de 2,5%) deveu-se ao elevado aumento de participação de outros produtos – caso da soja, especialmente, cuja participação na receita cambial brasileira aumentou quase 37%.



Fonte: AVISITE
Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário