segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ministro da Agricultura inaugura sede da Embrapa Agrossilvipastoril



Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, em Sinop (MT), a sede da Embrapa Agrossilvipastoril, um das três novas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Este é o primeiro Centro de Pesquisa da empresa em Mato Grosso.

Participaram da cerimônia de inauguração o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o prefeito de Sinop, Juarez Costa, o presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

“Esta é uma obra extraordinária. Mato Grosso dá um passo muito importante na busca de maior qualidade. Mais ainda, de colaboração para o Brasil como um todo, podendo se afirmar como o maior produtor do país”, disse o ministro Mendes Ribeiro.

De acordo com ele, este Centro de Pesquisa será exemplo, uma vez que promoverá a integração dos sistemas produtivos e também das instituições de pesquisa agropecuária.

“É um sonho que se torna realidade. É uma Embrapa integrada, é a integração da pesquisa, é a comunicação da ciência. É o somatório de tecnologia que passa a influenciar diretamente a cadeia produtiva. Eu como ministro me sinto extremamente orgulhoso”, afirmou.

Segundo o governador Silval Barbosa, a chegada da Embrapa ao estado é uma conquista para o setor agropecuário e vai alavancar ainda mais a produção, sobretudo para os pequenos produtores.

A possibilidade de desenvolver tecnologias em Mato Grosso, levando-se em conta o sistema produtivo local e as condições naturais da região foi ressaltada pelo senador Blairo Maggi, que ainda enfatizou a importância das pesquisas feitas pela Embrapa.

“Não podemos ficar dependentes da tecnologia estrangeira. Temos de seguir por um caminho próprio que á o da pesquisa pública, que é o da Embrapa”, disse.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, a instalação da Unidade em Mato Grosso foi uma conquista coletiva e que irá contribuir para o desenvolvimento de tecnologias para o bioma de transição entre o cerrado e a Amazônia, contribuindo, sobretudo, para uma agricultura sustentável.

“Com este Centro de Pesquisa poderemos gerar conhecimento local. É muito importante que a tecnologia seja gerada onde ela será utilizada. Assim, queremos dar nossa parcela de contribuição para um Mato Grosso melhor”, afirma João Flávio.

O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, destacou o fato de a inauguração da sede da Embrapa Agrossilvipastoril ocorrer com as atividades já em pleno funcionamento.

“Um Centro de Pesquisa é feito por pessoas. Aqui já temos uma equipe jovem, motivada e muito capacitada. Como resultado, a Unidade já está sendo inaugurada com 29 projetos de pesquisa aprovados. Isto é a prova que o centro já nasceu bem”, disse.

Para maiores informações visite: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário