quinta-feira, 22 de março de 2012

Com demanda asiática em foco, preços de celulose têm alta na semana, afirma Foex



A China registrou uma grande quantidade de entregas que foram embarcadas em dezembro

Apesar do esfriamento no mercado de celulose, a alta na demanda vinda da Ásia impulsionou os preços da commodity na semana finda em 20 de março, segundo dados da consultoria Foex. Depois de um movimento de calma no período anterior, a fibra curta (BHKP) voltou a se valorizar mais do que a longa (NBSK), elevando para quase 100% o reajuste neste ano.

Na Europa, o consumo do NBSK se manteve em níveis menores, caindo frente ao início do ano. Principalmente a madeira de coníferas foi menos procuradas, informa a Utipulp. Já os estoques de produtores e consumidores aumentou, também reflexo da fraca demanda, ao passo que os estoques nos portos caíram.

Enquanto isso, a China registrou uma grande quantidade de entregas que foram embarcadas em dezembro. Mesmo assim, os preços do mercado à vista continuaram a perseguir os de contratos, causando a valorização apresentada na semana, também influenciada pelo movimento nos Estados Unidos de recuperar espaço perdido no setor.

Produtores aumentam preços

Por sua vez, com fracos números de consumo na Europa em fevereiro, alguns produtores anunciaram publicamente um aumento de US$ 20 nos preços, enquanto outros ainda não se manifestaram.

Por sua vez, na China houve uma retomada da fabricação nas fábricas que anunciaram anteriormente períodos de parada para manutenção. Como o aumento de capacidade com relação à fibra curta na América Latina e no próprio continente asiático só deve começar a ser visto no final desse ano e, principalmente, em 2013, mais plantas locais podem ser reativadas, diz a consultoria.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário