quarta-feira, 28 de março de 2012

Trigo terá redução de área no Paraná



Preço baixo e dificuldade na comercialização são apontados como as principais causas do abandono do cereal. Triticultores mudam para o milho 

Pela terceira safra consecutiva, o trigo terá redução de área no Paraná. Levantamento realizado pela Gazeta do Povo junto a dez cooperativas paranaenses, que detêm 60% das lavouras dedicadas ao cereal, mostra queda de 19,3% no plantio 2012 em relação à safra anterior, quando fo­­ram destinados 1,05 milhão hectares à triticultura.

Se depender das cooperativas consultadas, o cultivo de trigo não deve ultrapassar os 850 mil hectares neste ano. O último re­­gistro de área inferior a 1 milhão de hectares foi em 2007 – 838 mil hectares.

O setor produtivo é unânime em apontar os baixos preços e a dificuldade de comercialização como os principais problemas enfrentados pelos triticultores paranaenses. Nos últimos anos, centenas de produtores deixaram a triticultura de lado no in­­verno, optando pelo milho safrinha ou mesmo por alternativas que servem apenas para cobertura do solo.

“Os motivos para a redução já são conhecidos. O pessoal brinca que somente continua plantando quem é teimoso e quer ter for­­tes emoções”, afirma Robson Mafioletti, analista técnico e econômico da Orga­­nização das Coope­­rativas do Pa­­raná (Ocepar).

A cooperativa Integrada, em Londrina, contabiliza, pelo terceiro ano seguido, diminuição no número de triticultores. Em 2010 foram 1.802 produtores e no ano seguinte 1.396. “Esse ano serão pouco mais de 1.200 coope­­rados”, conta o gerente técnico, Iri­­neu Baptista.

O cenário é semelhante na Castrolanda, em Castro, nos Cam­­­­­­pos Gerais, onde quem não abandona a atividade reduz a área plantada ao longo dos anos. “Entre 3% e 5% [dos cooperados] reduzem ou abandonam a atividade todo ano”, apon­­ta gerente de Negócios, Már­­cio Capacheski.

O produtor Fernando Fagun­­des do Santos, de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, não suportou as irregularidades do mercado e substituiu o cereal por outras culturas. “O trigo vi­­rou uma novela”, diz.

Para o plantio, que começa em abril, os 60 hectares que eram cobertos com o cereal até 2010 serão destinados ao milho safrinha e à aveia branca. “Co­­mo as culturas de verão foram ruins em função da estiagem, não posso mais perder dinheiro. A ex­­pectativa [com milho safrinha e aveia] é diminuir o prejuízo”, res­­salta. Santos contabilizou que­­bra de 20% na produtividade de milho e 22% na soja.

Futuro duvidoso

Apesar do momento crítico, a cadeia produtiva do estado de­­monstra interesse na recuperação do setor do trigo. Profissionais e produtores acreditam que a adoção de uma política pública estimulante despertaria o interesse pelo cereal. “Nenhuma cultura, por mais benefícios agronômicos que traga, se mantém sem um mínimo de remuneração ao produtor. [Uma política pública] faria com que os produtores dessem uma resposta positiva, plantando e acreditando no trigo”, ressalta Baptista.

O produtor Fernando confirma que retomaria o plantio de trigo. “É uma boa lavoura. Pena que ficou caro plantar, ainda mais sem garantia de retorno”, resume.

Trigo gaúcho

A redução no plantio deve fazer com que o Paraná perca o posto de maior produtor nacional de trigo. O Rio Grande do Sul, se­­gundo no ranking, tem ampliado a área cultivada a cada safra. Com menos chuvas e luminosidade, o estado não planta milho safrinha em escala comercial.

As instituições que monitoram as lavouras gaúchas ainda não têm projeção para o plantio 2012, mas a expectativa é de crescimento sobre os 870 mil hectares de 2011. “Em função da estiagem e das dificuldades financeiras, os produtores devem buscar no trigo um fôlego”, explica Luiz Ataides Jacobsen, assistente técnico da Emater gaúcha.

Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário