segunda-feira, 30 de abril de 2012

Silvicultura terá espaço especial na Agrotins 2012



O ciclo será composto por seis palestras e encerrado por uma reunião técnica do Grupo de trabalho em Silvicultura

O potencial das florestas plantadas no estado do Tocantins será o destaque do Ciclo de Palestras em Silvicultura que se dará no dia 10 de maio e compõe a programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

O ciclo será composto por seis palestras e encerrado por uma reunião técnica do Grupo de trabalho em Silvicultura. O trabalho da Embrapa será divulgado na primeira palestra ministrada pelo pesquisador Alisson Moura Santos, da Embrapa Florestas, que está lotado no Tocantins.

Com o tema “Silvicultura no Estado do Tocantins”, a palestra de Santos apresentará o histórico e o estado da arte das florestas plantadas na região e destacará as oportunidades e gargalos do setor.

“O segmento florestal tem apresentado grande crescimento no Tocantins, no entanto, ainda é necessário o desenvolvimento de todo arcabouço tecnológico florestal para o estado,” analisa o pesquisador.

De acordo com Santos, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso estão recebendo grandes investimentos do setor florestal. Esses estados já são considerados a nova fronteira florestal do país especialmente para a produção de eucalipto para a indústria de papel e celulose.

Sob perspectiva de prazos maiores, a seringueira é outra opção interessante para produtores rurais tocantinenses. Nessa área, o analista de crédito do Banco da Amazônia, Romilton Paixão, apresentará os principais benefícios do cultivo, bem como as linhas de crédito disponíveis.

O Governo do Estado do Tocantins, juntamente com o Banco da Amazônia estão elaborando um projeto de incentivo para o cultivo da seringueira. O projeto prevê a liberação de crédito específico para os agricultores familiares interessados na cultura. Está previsto ainda a capacitação dos extensionistas do Ruraltins, a empresa de extensão rural do Estado, com parceria da Embrapa.

Baixa emissão de carbono

Outra vantagem do cultivo de florestas são os incentivos do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que oferece juros subsidiados para o financiamento da produção.

Por isso, o ciclo contará com a palestra do gerente de Negócios do Banco do Brasil, Elondir Biazibetti, que explicará aos produtores o processo de financiamento enquadrado no Programa ABC.

A reunião técnica que encerrará o ciclo será organizada pelo grupo de trabalho em silvicultura, formado em setembro de 2011 durante o Expoflorestas Tocantins. Fazem parte desse grupo órgãos do governo do Estado, empresas privadas e representantes da Embrapa. 

Dentre os itens da pauta, está previsto a formalização do grupo e o levantamento de demandas de pesquisa e desenvolvimento do setor florestal, além da avaliação das possibilidades de parcerias público-privada para a execução das atividades.

O Ciclo de Palestras em Silvicultura será aberto às 9 horas do dia 10 de maio no auditório 5 da Agrotins 2012, feira que será realizada entre os dias 8 e 12 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas (TO). A entrada é franca.

Fonte: Embrapa
Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário