O uso de ferramentas associadas à agricultura de precisão sempre estiveram ligadas a grandes empreendimentos agropecuários, mas já é uma realidade o uso destas ferramentas em pequenas propriedades
Com a adoção de princípios de agricultura de precisão, os pequenos produtores podem obter uma melhor gestão da sua propriedade rural. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Luciano Gebler, e do produtor rural de Vacaria (RS), Flávio Ribeiro Schramel.
“A agricultura de precisão, nos moldes modernos, é ter a possibilidade de coletar toda a informação necessária para gerenciar da melhor forma possível o seu ambiente produtivo”, destaca Gebler durante entrevista concedida ao Prosa Rural. Segundo ele, essa tecnologia se baseia na coleta e organização das informações que o próprio agricultor irá verificar durante sua atividade diária.
Gebler destaca que o principal benefício será o controle das informações e dados que o produtor passará a dispor depois de adotar o modelo gerencial. “É sem dúvida nenhuma geração de conhecimento. Isso irá agilizar o processo produtivo como um todo, promovendo a redução da fragilidade da pequena propriedade, dando melhor capacidade do produtor e sua família tomar decisões acertadas”.
Ao adotar a agricultura de precisão, o agricultor poderá obter informações importantes, por exemplo, qual é a produção que uma área de plantio nos últimos dez anos, verificando se houve aumento, redução ou manutenção do volume produzido. “E esse dado é um indicativo de condições de manejo, de adubalção ou mesmo de sanidade”, explica Gebler, pesquisador que atua na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário