terça-feira, 22 de maio de 2012

Chuva na região noroeste de SP traz alívio aos produtores de látex



Seringueiras estavam produzindo menos por causa da seca

Depois de um mês quente e seco, o produtor Ricardo Mendes comemora a queda na temperatura e a chuva dos últimos dias. Ele já estava preocupado e conta que as perdas foram em torno de 30%. Na propriedade que fica em Neves Paulista, noroeste de São Paulo, há 25 mil pés de seringueira em produção, que devem render nesta safra 200 toneladas de borracha.

Em abril, Ricardo conta que conseguiu colher por árvore apenas 700 gramas, mas agora, por conta do clima e da chuva, cada pé está rendendo em média 1,3 quilo de coágulo. Com maior reserva de água no solo, a planta consegue absorver melhor os nutrientes e com isso produz mais. Só nos primeiros 15 dias de maio choveu o equivalente a três vezes mais do que choveu em todo o mês de abril.

Os irmãos Stocco também estão animados com o clima. Na propriedade deles em Estrela D´Oeste há 210 mil pés, 30 mil em produção. A expectativa é colher até agosto 180 toneladas de borracha, 30% a mais em relação à safra anterior. Fernando temia não atingir a meta por causa da seca, mas agora está otimista. “Nossa expectativa é que a produção melhore e que a gente recupere um pouco do que deixou de sangrar”, conta.

A estimativa da Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha, a Apabor, é de que a produção no país fique em torno de 138 mil toneladas, superando em cinco mil toneladas a produção de 2011, que já tinha sido considerada ótima. O produtor Getúlio Ferreira fala sobre os preços pagos ao produtor. 

Fonte: G1
Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário