sexta-feira, 11 de maio de 2012

Frente fria traz chuva generalizada para boa parte do país nesta sexta



Na maior parte do Nordeste, sexta tem previsão de tempo seco e ensolarado; veja como fica o tempo em todo o país nos próximos dias

CONFIRA A PREVISÃO PARA SEXTA, DIA 11

SUDESTE

Na sexta, uma frente fria chega ao Sudeste provocando chuva generalizada, mas com baixo acumulado sobre o oeste de São Paulo. Apesar do baixo acumulado, a Somar alerta para o risco de granizo à noite. Já na maior parte da região, o tempo permanece seco e apenas com aumento da quantidade de nuvens. O frio da madrugada diminui em relação ao dia anterior, mas mesmo assim, esperam-se mínimas inferiores aos 15°C em boa parte dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, além do interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A temperatura máxima continua subindo, chegando aos 30°C no noroeste de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, a máxima chega aos 27°C na maior parte dos municípios.

SUL

Na sexta, a frente fria ganha força e passa a causar chuva generalizada sobre a região Sul. Apenas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ter um dia com tempo seco. Chove forte no centro e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no centro e norte do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 20mm (inclusive em Porto Alegre).

Os ventos perdem força no Rio Grande do Sul, mas as rajadas entre 50km/h e 60km/h devem ser sentidas no oeste do Paraná e de Santa Catarina entre a tarde e noite desta sexta-feira. Além de tudo, há risco de granizo a partir da noite em boa parte do interior do Paraná, Meio Oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

O avanço de uma massa de ar polar causa declínio da temperatura mínima em toda a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com mínima entre 9°C e 15°C. Já em Santa Catarina e no Paraná, a temperatura mínima permanece estável. À tarde, a máxima entra em declínio em grande parte da Região Sul. Apenas em partes do norte do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul, os termômetros ainda chegam aos 27°C. Na Campanha Gaúcha, a máxima não passa dos 21°C.

CENTRO-OESTE

A partir da sexta, uma frente fria chega ao Centro-Oeste, trazendo chuva generalizada ao Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. O acumulado passa dos 20mm ao longo de toda a fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Os ventos ganham força e as rajadas oscilam entre 50km/h e 60km/h no sudoeste de Mato Grosso do Sul pela manhã.

À noite, as rajadas de mais de 50km/h serão sentidas em todo o centro, oeste e sul do Estado. Além de tudo, há grande potencial para granizo em todo o centro e sul de Mato Grosso do Sul entre a tarde e noite. O frio da madrugada diminui cada vez mais e a mínima fica acima dos 20°C no noroeste de Mato Grosso e oscila entre 15°C e 18°C no Distrito Federal e no centro e leste de Mato Grosso do Sul.

Já durante a tarde, por conta do dia chuvoso, a temperatura máxima não passa dos 24°C no sul de Mato Grosso do Sul. Na maior parte do Centro-Oeste, no entanto, o calor prossegue, com máxima de mais de 33°C no noroeste de Mato grosso e mais de 30°C no noroeste de Goiás.

NORDESTE

A sexta tem previsão de tempo seco e ensolarado em boa parte do Nordeste. A chuva atinge apenas o norte da região, além de parte do litoral da Bahia. Chove forte entre a costa do Maranhão e do Ceará, com potencial para alagamentos em São Luís e Fortaleza.

A temperatura permanece baixa no Planalto da Conquista, no sul da Bahia, com mínima entre 12°C e 15°C. Entretanto, na maior parte da Região, a temperatura varia entre 18°C e 24°C. À tarde, a máxima passa dos 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

NORTE

Na sexta, a migração da umidade da Amazônia favorece o retorno da chuva ao Estado do Acre. Além dele, também chove em Rondônia, Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, com risco de chuva forte ao longo do litoral da região. Já em Tocantins e no centro e sul do Pará, o tempo permanece seco e ensolarado.

A temperatura mínima volta a subir no Acre e a maior parte da região deve ter termômetros oscilando entre 18°C e 24°C nas primeiras horas do dia. À tarde, a máxima excede os 33°C no centro e sul do Pará e do Amazonas, norte de Tocantins, Acre e Rondônia.

CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

No sábado, a frente fria avança pelo Sudeste, provocando chuva em todo o Estado de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Chove forte no oeste de São Paulo, com acumulado de mais de 20mm. Além da chuva, há previsão de vendavais, com rajadas entre 70km/h e 80km/h no centro e sul de São Paulo pela manhã.

No fim do dia, a previsão é de rajadas entre 50km/h e 60km/h no nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro e no leste e sul de Minas Gerais. Além de tudo, há risco de queda de granizo em todo o centro e oeste de São Paulo e no sudoeste de Minas Gerais pela manhã. Já entre a tarde e noite, o potencial para granizo aumenta sobre o nordeste de São Paulo, interior do Rio de Janeiro e oeste e sul de Minas Gerais.

Com relação à temperatura, o frio da madrugada diminui consideravelmente em todo o Sudeste, mas mesmo assim, a mínima chega aos 9°C no sul de Minas Gerais. À tarde, a máxima não passa dos 24°C na maior parte do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, porém alcança 33°C no norte de Minas Gerais e 30°C no norte do Espírito Santo.

Já no domingo, a chuva se espalha por boa parte do Sudeste e o acumulado chega aos 30mm no norte de São Paulo, centro e sul de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. No decorrer da próxima semana, o tempo volta a abrir no Estado de São Paulo, porém há previsão de chuvas fortes e generalizadas sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O acumulado pode chegar aos 100mm na costa, entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo.

SUL

No sábado, o destaque passa a ser o frio. A temperatura despenca em boa parte da região, com mínima entre 6°C e 9°C no interior do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 15°C em alguns municípios da Campanha Gaúcha e dos 18°C no Meio Oeste de Santa Catarina. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C.

A frente fria ainda causa chuva com baixo acumulado sobre boa parte do Paraná e norte de Santa Catarina preferencialmente pela manhã. O sábado será ventoso em toda a região Sul. Pela manhã, destacamos as rajadas de mais de 70km/h sobre o leste e norte do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul. Entre a tarde e noite, as rajadas passam dos 50km/h ao longo da costa de Santa Catarina e em boa parte do centro, leste e sul do Rio Grande do Sul. A agitação marítima aumenta consideravelmente entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir da noite do sábado.

No domingo, o tempo abre na maior parte da região Sul e a temperatura despenca ainda mais. Esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Na Serra Geral, a mínima chega a 0°C com formação de geadas. Não há expectativa de geadas nas áreas produtoras de café, laranja, cana-de-açúcar e milho do Paraná. No decorrer da próxima semana, o tempo permanece seco e frio em boa parte da região Sul.

CENTRO-OESTE

No sábado, a frente fria causa chuva generalizada sobre Mato Grosso do Sul, centro e sul de Mato Grosso e oeste e sul de Goiás. Chove forte, com acumulado de mais de 20mm, em todo o centro e norte de Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. Os ventos continuam fortes, com rajadas de mais de 50km/h em todo o centro e leste de Mato Grosso do Sul pela manhã. Há potencial para granizo no norte de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e sul de Mato Grosso pela manhã.

À noite, o risco será maior ao longo da divisa de Mato Grosso com Goiás. O frio da madrugada diminui cada vez mais e a mínima oscila entre 18°C e 21°C na maior parte da região. Apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, uma massa de ar polar gera mínima de 15°C pela manhã. À tarde, o calor predomina em Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, com máxima em torno dos 30°C em vários municípios. Apenas no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura fica mais baixa, não passando dos 24°C.

No domingo, a chuva atinge todo o centro e norte de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, centro e sul de Goiás e oeste, sul e leste de Mato Grosso. Destaca-se o acumulado em torno dos 50mm no norte de Mato Grosso do Sul. No decorrer da próxima semana, retorna o tempo seco para boa parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém a chuva prossegue sobre Goiás e Distrito Federal.

NORDESTE

No sábado, o tempo ainda permanece seco e ensolarado em boa parte do Nordeste. A chuva concentra-se apenas sobre o norte da Região, sendo intensa no litoral do Maranhão, inclusive em São Luís. A temperatura mínima oscila entre 18°C e 21°C na maior parte da Região.

À tarde, a máxima passa dos 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, norte e oeste da Bahia e no interior do Rio Grande do norte, Paraíba e Pernambuco. A previsão para o fim de semana é de tempo seco e ensolarado em boa parte do Nordeste. No decorrer da próxima semana, um nova frente fria e áreas de instabilidade favorecem o retorno da chuva para vários Estados do Nordeste, porém ela será isolada e com baixo acumulado.

NORTE

Sábado com pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará e Amapá. Os temporais concentram-se sobre a costa da Região, entre o Pará e Amapá. Já em Tocantins e no sul do Pará, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada, com mínima acima dos 20°C e máxima de mais de 33°C no sul do Pará e do Amazonas e em boa parte de Rondônia.

No fim de semana, destaca-se a chuva forte prevista para a costa da Região Norte. No decorrer da próxima semana, além da costa da Região, chove forte sobre Roraima e Amazonas.

Fonte: Somar
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário