quinta-feira, 24 de maio de 2012

Proprietários rurais já podem se cadastrar para o mercado de créditos de Reserva Florestal



A Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio) deu início, nesse mês, ao cadastro de intenções de compra e venda de Créditos de Reserva Legal (CRLs) - títulos representativos de cobertura vegetal que podem ser utilizados para cumprir a obrigação de Reserva Legal (RL) em outra propriedade. Por meio deste cadastro, os proprietários rurais que tiverem interesse de usar este mecanismo de mercado para se adequar às exigências do novo   Código Florestal poderão ter informações dos preços, oferta e demanda destes créditos. O cadastro está disponibilizado no site http://www.bvrio.org/site/index.php/entre2.

“Acreditamos que esta iniciativa contribuirá para o cumprimento da obrigação da Reserva Legal. Esperamos com isso auxiliar a implementação da legislação ambiental brasileira. O sistema de comércio de cotas é uma nova atividade que deverá fomentar o desenvolvimento da economia verde no país”, disse Pedro Moura Costa, presidente executivo da BVRio.

O uso de cotas de Reserva Florestal, criadas em propriedades com excedente de RL e vendidas àquelas com déficit, já existe na legislação desde 1996. Porém, o Código Florestal vigente previa apenas a compensação de RL na mesma microbacia hidrográfica, enquanto a nova lei permite que essa transação ocorra dentro do mesmo   bioma, aumentando as possibilidades de uso do mecanismo. A compensação de RL tem potencial de contribuir para que a legislação florestal seja aplicada de modo mais eficiente em todo o território nacional e representa ganho ambiental e econômico para o Brasil.

Neste contexto, a BVRio planeja lançar contratos de criação e venda de Créditos de Reserva Legal para ajudar no cumprimento da legislação ambiental brasileira. O cadastramento de intenções de compra ou de venda de Créditos de Reserva Legal já está em funcionamento, será usada para compilações e análises estatísticas, e não traz nenhuma obrigação por parte dos participantes. No entanto, aqueles que se cadastrarem na BVRio terão acesso privilegiado as informações, com maior visibilidade da demanda e/ou oferta por CRLs em sua região e dos preços praticados.

A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo criar um mercado de ativos ambientais como meio de promover a economia verde no Brasil. A BVRio estabelecerá uma plataforma de negociação destinada a se tornar o ambiente de referência no país para a comercialização de ativos ambientais relacionados ao cumprimento de obrigações ambientais, como recuperação de áreas florestais, tratamento de resíduos e emissão de gases ou de efluentes. 

Para maiores informações visite: www.redeagro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário