terça-feira, 29 de maio de 2012

Recuperação das APPs vai depender do tamanho das propriedades



Com vetos, Governo Federal nega anistia aos agricultores que desmataram além do permitido

Poucas informações foram dadas acerca dos vetos que a presidente Dilma Roussef fez no projeto do Código Florestal, uma vez que a decisão será publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (28/05), mas ficou clara a intenção do Governo Federal de não promover anistia aos agricultores que desmataram além do permitido. “Nossa intenção é não prejudicar os pequenos, mas todos terão que recuperar. Quem tem menos terra vai recuperar menos”, disse a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que anunciou as diretrizes que nortearam a decisão da presidente. 

A principal mudança anunciada foi a recuperação das Áreas de Proteção Permanentes (APP) de maneira escalonada dependendo do tamanho das propriedades. Segundo dados do Governo Federal, cerca de 81% das propriedades rurais brasileiras têm até 2 módulos fiscais (o que correspondem a áreas entre 10 e 200 hectares, dependendo do Estado). Para quem tem propriedade de até 2 módulos fiscais será necessário manter 10% da área em APPs. Os proprietários de áreas de 2 a 4 módulos ( de 20 a 400 hectares) deverão recuperar 20%. Já para áreas acima de 4 módulos fiscais a recuperação de áreas desmatadas além do permitido por lei terá de ser integral. Também estão previstas recuperação nas margens dos rios igualmente escalonada de acordo com o tamanho das propriedades. 

Sobre os topos de morros, foi anunciado que serão estudadas salvaguardas para algumas culturas, “mas o topo do morro terá que ser protegido porque é área de recarga ambiental”, disse Teixiera. No tocante às multas, a ministra explicou que “para aqueles que desmataram até junho de 2008 e estão com multas pendentes, essas multas serão suspensas caso estes agricultores recuperem o percentual de área exigido pela lei”, disse.  

Para maiores informações visite: revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário