terça-feira, 29 de maio de 2012

Supersafra traz preocupação para produtores e indústria da laranja



Além do excesso de produção, estoques estão elevados nas processadoras e exportação cai.

Uma estimativa divulgada ontem pela CitrusBR, que representa a indústria exportadora de sucos, prevê um excedente de 83 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg na safra 2012/13. A combinação entre queda nas exportações, estoque elevado de suco nas indústrias e safra grande pode fazer com que quase um quarto da laranja da atual temporada fique no pomar.
    
A situação crítica motivou a convocação de uma reunião de emergência, amanhã, no Ministério da Agricultura, para discussão do problema,com a participação de representantes da indústria, de produtores e também do governo.Entre as medidas discutidas estarão o pedido de prorrogação da linha especial de crédito para financiar a estocagem  de suco e a participação da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) na compra da fruta. Outro objetivo é incentivar o consumo interno "in natura", já que a indústria diz que a fabricação de suco não vai absorver toda a produção.Segundo a estimativa da CitrusBR, a indústria terá capacidade para processar apenas 247 milhões de caixas da safra, prevista em 364 milhões. Se o consumo "in natura" se mantiver na faixa dos 34 milhões de caixas, como em 2011, restará o excedente de 83 milhões de caixas.
    
Na opinião de Christian Lohbauer, da CitrusBR, o que está em discussão não é o valor que a indústria pagará pela caixa ao produtor, mas sim uma alternativa para o excedente. 

Do lado dos produtores, sobra preocupação. A maioria ainda não fechou contrato com indústrias, de acordo com a Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores).Fernando Francisco Germano, de Aguaí (SP), na atividade desde 1988, disse nunca ter visto um momento tão desfavorável. "Em outros anos, nesta época, já tínhamos contratos."

Fonte: Folha de São Paulo.
Para maiores informações visite: www.noticiasagricolas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário