terça-feira, 12 de junho de 2012

Após temporais, frente fria afasta-se do Sudeste e do Sul nesta terça



Na segunda, chuva provocou transtornos entre Santa Catarina e o norte de Minas Gerais

De acordo com os meteorologistas da Somar, nesta terça, dia 12, a frente fria deve ficar sobre o norte do Rio de Janeiro. Bem mais restrita, a chuva deve atingir preferencialmente essa região, o Espírito Santo e a zona da mata de Minas Gerais.

A passagem da frente fria pelas Regiões Sul e Sudeste nesta segunda, dia 11, provocou chuvas fortes e transtornos em algumas cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Desde o início do mês, o acumulado já chega a quase 200mm no norte catarinense, praticamente o dobro do normal para o período.

No Paraná, a formação de um tornado em Maringá chamou a atenção. Estima-se que o fenômeno tenha chegado ao nível "Fujita Zero", que vai de zero a cinco, com ventos em torno de 100km/h. Não houve relato de danos, no entanto.

Em São Paulo, a cidade de Santos registrou pelo menos três ocorrências de deslizamentos de pedras nos 17 morros da cidade, sendo que a mais séria delas foi a queda de blocos de rocha no morro São Bento. Em Itu, mais de 15 árvores caíram com os temporais. Já na Grande São Paulo, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) registrou mais de 400 raios, sendo que quase 200 foram do tipo nuvem-solo, que chegam até o chão, podendo causar danos materiais e mortes.

Além do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, à tarde, a frente fria também alcançou os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em Poços de Caldas (MG), houve queda de granizo, chuva forte e trovoadas. Em São João Del Rei (MG), a chuva veio com rajadas de vento de quase 75km/h. E em São Pedro da Aldeia (RJ), choveu forte e trovejou no fim da tarde.

Fonte: SOMAR METEOROLOGIA
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário