quarta-feira, 20 de junho de 2012

Calcule sua pegada ecológica e saiba que hábitos podem ser melhorados



Ferramenta da Global Footprint Network mede uso dos recursos renováveis

Você sabe o tamanho da sua pegada ecológica? O quanto suas ações e seu estilo de vida interferem no meio ambiente no que se refere à utilização dos recursos renováveis? A passagem de cada indivíduo pelo planeta deixa uma espécie de rastro, uma pegada que pode ter seu tamanho medido por meio de análises do comportamento humano. Os resultados podem ser individuais, mas quando coletivos, demonstram o quanto uma cidade, ou país, encara o seu desenvolvimento econômico pela ótica da sustentabilidade.

O conceito da pegada ecológica foi publicado em 1996 no livro "Pegada Ecológica", escrito pelos ambientalistas William Rees e Mathis Wackernagel, cofundador da Global Footprint Network (Rede Global de Pegada Ecológica - GFN), ONG norte-americana que realiza estudos mundiais de sustentabilidade e é detentora do método. O objetivo foi criar uma maneira de medir as marcas deixadas pela humanidade no planeta.

A Global Footprint Network, que desenvolve estudos de meio ambiente em nível mundial, disponibiliza uma ferramenta para a medição individual da pegada ecológica, que é adotada como padrão para a realização desse tipo de cálculo. A partir da resposta a um questionário online, é possível saber quantos hectares globais (unidade referente à área necessária para compensar os recursos naturais renováveis consumidos) um indivíduo consome de recursos da natureza para sustentar o seu estilo de vida.

Assim que a página com a calculadora da GFN é aberta, é preciso escolher o país, no caso o Brasil, no mapa que se apresenta. Essa etapa é muito importante, pois cada região do globo apresenta problemas específicos que influenciam a pegada ecológica. A partir da escolha da região, é possível optar pelo português como idioma. As primeiras perguntas são referentes aos hábitos alimentares, incluindo o consumo de carne e peixe. Em seguida, são disponibilizadas questões relacionadas ao consumo de roupas, eletrodoméstico e de papel em geral.

O questionário aborda também informações sobre a moradia, com perguntas acerca do número de pessoas que dividem a mesma casa, que tipo de iluminação é adotada, consumo de energia, entre outros fatores. Com relação à mobilidade, a calculadora aborda itens relativos ao uso do automóvel, do transporte público e, até mesmo, de avião, contabilizando o número de horas de voo por ano.

Após preencher todo o formulário, um processo que não leva mais do que três minutos, em média, gera o resultado, sendo possível saber o número de hectares globais consumidos, lembrando que o limite sustentável estipulado pelo GFN é de 1,8. Com o diagnóstico em mãos, o sistema faz um comparativo detalhado das áreas nas quais a sua pegada ecológica é mais alta, fazendo um convite para repensar suas escolhas.

Fonte: Globo Ecologia
Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário