segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chuva forte deve atingir região Sul e faixa litorânea do Nordeste nesta segunda



Veja como fica o tempo em todas as regiões do país nos próximos dias

CONFIRA A PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 18

SUDESTE

A segunda, dia 18, deve ser mais um dia ensolarado e quente em todo o Sudeste. As temperaturas sobem rapidamente e espantam o frio da manhã. Quanto às chuvas, o risco é de apenas algumas pancadas isoladas no sul e leste de São Paulo, inclusive na Capital paulista.

SUL

O ciclone extratropical passa a atuar próximo à costa do Rio Grande do Sul nesta segunda e gera uma frente fria, entre o norte gaúcho e Santa Catarina. Há previsão de intensos temporais, com granizo, nos Estados catarinense e paranaense, em todo o território de ambos os Estados.

O volume acumulado é alto, com potencial para provocar alagamentos intransitáveis nos grandes centros urbanos nos dois Estados. Os ventos, que ficam acima de 70km/h no norte e leste gaúcho, 90km/h em Santa Catarina e 80km/h no Paraná, podem derrubar árvores e causar destelhamentos. Apesar de os gaúchos também enfrentarem ventanias, a chuva cessa ao longo do dia no Estado. Aos poucos, o tempo abre e as temperaturas caem.

CENTRO-OESTE

Mais um dia de sol no Centro-Oeste. A tarde é de calor. Chove apenas no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, por causa da mesma frente fria que atua no Sul do país. Estas pancadas, ainda que fortes em alguns pontos, não geram grande volume acumulado.

NORDESTE

Na segunda, as ondas de leste voltam a causar chuva forte e com potencial para transtornos no litoral de Alagoas e Pernambuco, inclusive nas Capitais Maceió e Recife. Chove também em boa parte da costa, desde o Recôncavo Baiano até o Maranhão, mas de forma menos intensa. O calor persiste, principalmente no interior, onde o tempo está bem seco e a estiagem já dura mais de 12 meses e é a pior dos últimos 30 anos.

NORTE

Na segunda, chove na faixa norte da Região, de forma rápida e isolada. Mesmo nestas áreas, o sol aparece e eleva as temperaturas, garantindo uma tarde bem quente.

ACOMPANHE A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na terça, o sol predomina nos quatro Estados do Sudeste e, por causa dos ventos pré-frontais (associados à aproximação de uma frente fria), as temperaturas sobem bastante durante a tarde. Pode ser a tarde mas quente do outono na Cidade do Rio de Janeiro, onde a previsão é de 35°C. Aliás, falando em frente fria, ela ainda não chegou, mas já propaga chuvas isoladas para cidades paulistas que fazem divisa com o Paraná. Algumas destas pancadas avançam um pouco mais e podem atingir a Cidade de São Paulo durante a noite. O sistema só chega ao Estado de São Paulo de vez na quarta-feira. Aí, a previsão é de temporais generalizados com risco para transtornos, pois a chuva será forte e volumosa. 

SUL

Na terça, as chuvas persistem sobre Santa Catarina e o Paraná. O norte catarinense e o leste paranaense são as áreas mais atingidas. Num único dia, pode chover mais que o normal para todo o mês de junho em algumas cidades – Curitiba entre elas. Persiste o risco para queda de granizo e as rajadas de vento ainda passam dos 80km/h.

Na quarta, o tempo abre em Santa Catarina, mas as chuvas continuam intensas e volumosas no Paraná. Cada vez mais, aumenta o risco para deslizamentos de terra, alagamentos intransitáveis e outros transtornos, seja por causa da intensidade ou da persistência da chuva.

O tempo só melhora no Paraná a partir da quinta, quando a frente fria começa a avançar para o Estado de São Paulo. Até lá, as temperaturas ficam baixas, pois o sol sequer aparece em muitos municípios. Já, no Rio Grande do Sul, o tempo aberto favorece forte queda nas temperaturas ao longo da madrugada. 

CENTRO-OESTE

Na terça, finalmente a chuva começa a avançar pelo Mato Grosso do Sul, conforme a frente fria caminha do Sul para o Sudeste do Brasil. As chuvas são intensas, mas não têm durabilidade para gerar acumulados de mais de 40mm em nenhuma cidade. Em Campo Grande, chove só a partir do final do dia.

No norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a previsão é de tempo seco e muito quente durante a tarde. Até quinta, a frente fria ainda consegue organizar chuvas entre o centro e o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de Mato Grosso, mas as demais áreas seguem com tempo seco. As temperaturas não sobem muito por onde a frente fria já passou, mas o calor é bem intenso em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, principalmente à tarde.

NORDESTE

Os temporais das Ondas de Leste atingem desde o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte. Há risco de pancadas intensas também na costa do Ceará. Nestas áreas, o sol pouco aparece e a sensação será de frio (mesmo com temperaturas que, no centro-sul do país, seriam de calor.) Já, no interior, as temperaturas seguem elevadas – acima dos 30°C. Nos dias seguintes as chuvas persistem na costa – principalmente no Rio Grande do Norte. No interior, dias secos, que não ajudam em nada a reverter o quadro de seca da Região.

NORTE

Na terça, as chuvas até atingem Rondônia, Acre e sul do Amazonas, além de toda a faixa norte da Região, mas seguem rápidas e isoladas, com baixo volume acumulado. No sudeste do Pará e no Tocantins, tempo firme. Não há indício de mudança neste padrão. É bom, pois a pouca chuva favorece a queda nos níveis dos rios da região amazônica.

Fonte: SOMAR
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário