segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plantio de milho pode ter início em 17 estados e no DF



Portarias divulgadas pelo Mapa indicam municípios com solos e condições climáticas mais apropriadas para o cultivo do grão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18/5) o zoneamento agrícola da safra de milho 2012/2013 para 17 estados e Distrito Federal. As portarias indicam os municípios com solos e condições climáticas mais apropriadas para o cultivo do grão em todo o país neste período. 

Para obter boa produtividade, a cultura necessita de pricipitação pluvial acima de 500 mm durante o ciclo e temperatura média diária acima de 19°C e noturna entre 12,8°C e 25°C. 

Em cultivos não irrigados, é preciso observar a distribuição das chuvas na região em época de semeadura. Solos mais arenosos, com pouca profundidade ou com baixo teor de matéria orgânica, em geral, apresentam menor capacidade de fornecimento de água. O enchimento de grãos é considerada a fase mais crítica para a cultura em relação ao déficit de água.

Para maiores informações visite: revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário