Segundo informações da Associação Brasileira de Angus, após consolidação de acordo com Mc Donald’s, desafio é exportação
A parceria entre a Associação Brasileira de Angus (ABA) e a rede McDonald's, que lançou hambúrgueres premium com carne angus em novembro de 2011, já rendeu aumento de 30% da demanda por essa carne no Brasil, segundo a entidade. O reconhecimento do selo de qualidade criado pela ABA também segue valorizando o preço do produto. O quilo do boi vivo no Rio Grande do Sul, para onde se estendeu recentemente a distribuição, está em média R$ 3,25 e o programa da associação ainda paga de 4% a 10% a mais do que o valor de mercado para o produtor, dependendo da idade do animal. Após a consolidação da parceria com o McDonald's, conforme a associação, o novo desafio é exportar os cortes certificados.
– O mercado nacional, que só conhecia as carnes importadas da Argentina e do Uruguai como cortes de qualidade, está comprando cada vez mais o angus do Brasil – afirma o proprietário da Cabanha Catanduva e criador de gado da raça, Fábio Gomes.
Desde o início de maio, consumidores gaúchos encontram dois sanduíches feitos com angus na rede de fast food. A ideia, segundo o diretor da rede de fornecimento do McDonald's do Brasil, Celso Cruz, foi unir qualidade e bom preço ao consumidor.
– Pela primeira vez, colocamos no mercado um hambúrguer nobre produzido com carne de angus. O consumidor brasileiro tem tido muito boa receptividade em relação ao produto, incluindo o público gaúcho – aponta.
O diretor do programa carne angus certificada da ABA, Reynaldo Salvador, também se diz satisfeito com os resultados alcançados até o momento. Em 2011, foram certificados quase 200 mil animais no país, contra apenas 20 mil em 2003, quando o programa iniciou.
– De cada cinco terneiros cruzados que nascem no Brasil hoje, quatro tem genética angus – informa Salvador.
Fonte: Zero Hora
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