sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tempo seco predomina na maior parte do país neste sábado



Região Norte concentra os maiores acumulados de chuva. Frio diminui no Centro-Sul

PREVISÃO PARA ESTE SÁBADO, DIA 2

SUDESTE

A frente fria se afasta e o sol predomina em boa parte da região. A temperatura da madrugada permanece estável, oscilando entre 12°C e 18°C em boa parte de São Paulo e Minas Gerais, entre 15°C e 21°C no Rio de Janeiro e entre 18°C e 24°C no Espírito Santo. A temperatura máxima também sobe em relação ao dia anterior, chegando aos 24°C no Rio de Janeiro, centro e sul de Minas Gerais e centro, sul e leste de São Paulo. No Espírito Santo, a máxima chega aos 27°C. O mar permanece agitado, com ondas de mais de 2,5m de altura na costa norte de São Paulo e todo o litoral sul do Rio de Janeiro.

SUL

Previsão é de tempo seco em boa parte da região, apesar da presença de nuvens em boa parte de Santa Catarina e do Paraná e no norte, leste e sul do Rio Grande do Sul. Não faz tanto frio como nos dias anteriores, mas, mesmo assim, mínimas devem ficar entre 6°C e 9°C em boa parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e entre 9°C e 12°C no sul e sudoeste do Paraná. À tarde, a máxima não passa dos 18°C no extremo sul do Rio Grade do Sul e varia entre 18°C e 24°C em Santa Catarina. No Paraná, a máxima não passa dos 21°C no sul e leste, mas alcança 27°C no noroeste do Estado. Apesar do tempo seco, alertam-se para ventos fortes no sul do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 70km/h e 80km/h entre a tarde e decorrer da noite. Em Santa Catarina, as rajadas oscilam entre 50km/h e 60km/h. O mar permanece agitado, especialmente pela manhã, com ondas de mais de 2 metros de altura na costa sul de Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

O dia será de tempo seco e ensolarado em boa parte da região. O frio da madrugada aumenta no extremo sul de Mato Grosso do Sul, com mínima entre 12°C e 15°C. Já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, a temperatura permanece estável em relação à madrugada anterior, oscilando entre 15°C nos pontos mais elevados e 21°C nas áreas mais próximas da Amazônia. A máxima excede 33°C no oeste de Mato Grosso e 30°C no norte de Mato Grosso do Sul e noroeste de Goiás.

NORDESTE

Previsão é de tempo seco e ensolarado em boa parte da região. As poucas chuvas atingem a costa entre o Maranhão e Rio Grande do Norte, além de boa parte do litoral da Bahia, no entanto sem grandes acumulados. A temperatura oscila entre 15°C e 21°C em boa parte da Bahia e entre 18°C e 24°C nos demais Estados do Nordeste. À tarde, a máxima excede 33°C no Maranhão e dos 30°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.

NORTE

Dia terá chuva isolada e de baixo acumulado no Acre, norte do Pará e Amapá, além do norte de Rondônia. Tem previsão de chuva mais generalizada e com maior volume no norte do Amazonas e Roraima. Os acumulados ficam entre 10 e 15 milímetros (mm). Já em boa parte de Tocantins e Rondônia, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada, com mínima entre 18°C e 24C na maior parte dos municípios da Região. Máxima passa dos 33°C em partes do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará.

CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Domingo, dia 3, será com tempo seco e ensolarado em boa parte da região, apenas com chuva no sul do Estado de São Paulo a partir do fim do dia por conta da chegada de uma nova frente fria. O frio da madrugada diminui, com mínima entre 12°C e 18°C em boa parte de São Paulo e de Minas Gerais e entre 15°C e 21°C no Rio de Janeiro e Espírito Santo. A temperatura máxima também sobe, chegando aos 30°C no norte do Espírito Santo e norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais e 27°C em boa parte do Rio de Janeiro. O mar continua agitado pela manhã, com ondas acima dos 2 m de altura na costa sul do Rio de Janeiro. Na segunda, dia 4, a frente fria causa chuva generalizada no oeste e sul de São Paulo, com risco de temporais no Vale do Ribeira, Pontal do Paranapanema e Litoral Sul. Na terça, dia 5, a chuva passa a atingir todo o Estado de São Paulo e o oeste e sul de Minas Gerais, sendo extremamente intensa sobre o centro, sul e oeste paulistas. Entre 6 e 10 de junho, a frente fria finalmente avança pelo Sudeste, causando chuva generalizada, mas com baixo acumulado. Além disso, a temperatura máxima entra em acentuado declínio, especialmente em São Paulo.

SUL

No domingo, a passagem de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva generalizada para boa parte de Santa Catarina e do Paraná e ao norte do Rio Grande do Sul. Espera-se chuva forte, com acumulado de mais de 30 mm, no norte e oeste de Santa Catarina e no oeste, sudoeste e leste do Paraná. Esperam-se vendavais em toda a região. No sul e em todo o litoral do Rio Grande do Sul, as rajadas alcançam 90km/h entre a madrugada e manhã. Em Santa Catarina e no Paraná, as rajadas variam entre 70km/h e 80km/h, especialmente nas áreas mais elevadas e no litoral dos dois Estados. A temperatura da madrugada sobe em relação ao sábado, com termômetros entre 15°C e 18°C no Paraná e norte e leste de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, boa parte do Estado deve ter uma manhã, com mínima entre 6°C e 9°C. Durante a tarde, a temperatura despenca e a máxima não passa dos 15°C na Campanha Gaúcha e dos 18°C no sul de Santa Catarina. Apenas no norte do Paraná, ainda faz calor de 27°C no norte e noroeste do Estado. Depois de uma breve trégua, a agitação marítima volta a aumentar na costa do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, com ondas de mais de 2,5m de altura em algumas praias. Na segunda, a frente fria causa intensos temporais entre santa catarina e paraná. O acumulado excede 60 mm entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná. 

CENTRO-OESTE

Uma nova frente fria favorece o retorno da chuva no domingo ao oeste e sul de Mato Grosso do Sul, sendo intensa no extremo sul do Estado. Também chove de forma isolada no noroeste de Mato Grosso. Já na maior parte do Centro-Oeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece estável em relação ao sábado, com máxima de mais de 33°C no noroeste de Mato Grosso e mais de 30°C no norte de Mato Grosso do Sul e noroeste de Goiás. Na segunda, a frente fria causa temporais sobre o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e chuva generalizada, mas com baixo acumulado, no sudoeste de Mato Grosso. Na terça, a frente fria causa chuva em boa parte de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, além do centro e sul de Goiás. 

NORDESTE

A chuva ganha força na parte norte da região no domingo, área que abrange o centro e norte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e leste da Paraíba, com acumulados entre 10 e 15 mm na faixa litorânea. Além disso, chuva isolada atinge o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. Nas demais áreas, o tempo segue firme, seco e ensolarado. As temperaturas mínimas não sofrem variação e as máximas seguem elevadas, mesmo nas áreas de chuva. Até pelo menos 8 de junho, espera-se pouca chuva sobre o Nordeste. As chuvas mais intensas atingem a costa de Alagoas, do Ceará e do Maranhão.

NORTE

A chuva prossegue sobre o norte e oeste da região no domingo, sendo mais intensa no norte do Amazonas, oeste do Pará e Roraima. No Tocantins e maior parte de Rondônia, o tempo segue seco. Chove em forma de pancadas isoladas nos demais Estados. Na próxima semana, o padrão de distribuição de chuva pouco muda, com exceção do retorno de precipitações mais generalizadas à Rondônia.

Fonte: Somar
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário