sexta-feira, 1 de junho de 2012

Centro de formação em agroflorestas é lançado na Bahia



O centro faz parte do projeto Assentamentos Sustentáveis com Agroflorestas

Será lançado amanhã (31/5) o marco fundamental do Centro de Educação em Agroflorestas, no Assentamento Jaci Rocha (antiga fazenda Colatina), em Prado (BA). A iniciativa é uma parceria entre o governo da Bahia, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Fibria. O centro faz parte do projeto Assentamentos Sustentáveis com Agroflorestas. Primeira instituição de ensino no mundo especializada no tema, vai formar e capacitar agricultores entre famílias assentadas e comunidades vizinhas.

Assentamento sustentável tem participação de mais de mil famílias

O projeto Assentamentos Sustentáveis com Agroflorestas também é uma parceria entre governo da Bahia, MST, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Esalq/USP e Fibria. Instalado em área de 12 mil hectares, na qual serão assentadas mais de mil famílias, o projeto inclui a produção integrada e sustentável de dezenas de produtos florestais e agrícolas, além da formação técnica e da difusão de conceitos em agroflorestas.

Fibria entre as empresas signatárias da Carta Compromisso para a Rio+20

A Fibria está entre as companhias que assumiram compromissos para a conferência por meio do documento desenvolvido pela Rede Brasileira do Pacto Global. O presidente da empresa, Marcelo Castelli, assinou em 29/5 a carta que lista dez compromissos do setor privado para o desenvolvimento sustentável. O documento destaca, ainda, a importância do avanço em cinco aspectos relacionados a políticas públicas. A Carta Compromisso para a Rio+20 será levada a representantes do governo e divulgada no Fórum de Sustentabilidade Corporativa da conferência, entre os dias 15 e 18/6.

Seminário coloca em debate atividade florestal e Rio+20

Em 18/6, o Rio de Janeiro vai sediar o seminário internacional "Forests: the Heart of a Green Economy" (do inglês, "Florestas: o coração da economia verde"), que contribuirá para os debates da Conferência Rio+20 com a análise do papel da atividade florestal no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza. O encontro é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em parceria com a International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) e a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). O presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, está entre os palestrantes do evento internacional. As inscrições vão até 11/6. Clique aqui para mais informações.

Costa das Baleias terá plano de desenvolvimento local

Marcado para amanhã (31/5) o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias (BA) mobilização público-privada que vai propor soluções conjuntas para o desenvolvimento da região. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho de Desenvolvimento (Codes) do Governo da Bahia, a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (Apes), comunidade, Arcelor Mittal, Fibria e Suzano. O projeto que reunirá ações para a melhoria da qualidade de vida de 417 mil moradores já recolheu mais de 700 propostas em entrevistas e reuniões com população e representantes do governo.

Índice Carbono Eficiente tem oferta pública

A BNDES Participações (BNDESPar) lançou oferta pública de cotas do Índice Carbono Eficiente (ICO2) Brasil - Fundo de Índice ICO2, no valor total de R$1,5 bilhão. A Fibria é a única empresa do setor de celulose e papel listada no fundo que reúne ações das companhias pertencentes ao Índice ICO2. A operação é destinada a investidores de varejo e institucionais e o período de reservas teve início em 18/5. As negociações começam em 8/6.

Empresa participa de reunião da bancada capixaba

O presidente da Fibria, Marcelo Castelli, apresentou balanço das atividades da empresa em reunião da bancada capixaba no Congresso, em 22/5. Castelli falou sobre a atuação da Fibria no Espirito Santo, presente em 69 municípios, e reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado.

Fibria incentiva divulgação de governança climática

A companhia reunirá em junho representantes de empresas fornecedoras para o encontro anual sobre o Carbon Disclosure Project (CDP) Supply Chain. O objetivo da iniciativa é estimular a divulgação de informações e promover a internalização de uma governança climática nas empresas por meio do questionário anual do CDP. A Fibria entregará ainda certificado de reconhecimento aos fornecedores que se destacaram nessa iniciativa. Os eventos serão realizados em Jacareí (SP) e Aracruz (ES), nos dias 5 e 13/6, respectivamente.

Fonte: Assessoria
Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário