quinta-feira, 12 de julho de 2012

12 de julho - dia do Engenheiro Florestal



O desafio atual dos engenheiros está em acompanhar as alterações na legislação ambiental brasileira

Neste dia 12 de julho comemora-se o dia do Engenheiro Florestal, profissão que está ligada direta e economicamente ao setor que mais tem se desenvolvido no Brasil ultimamente.  A data não foi escolhida por acaso. Ela homenageia o monge italiano São João Gualberto, falecido neste dia no ano de 1073, devido a sua dedicação à preservação das florestas e ao cultivo de bosques. O santo foi proclamado o protetor dos engenheiros florestais.

No Brasil essa profissão é relativamente jovem. O curso foi implantado pela primeira vez em 1961; a primeira turma se graduou em 1964. Os estudantes são preparados para fazer a festão dos recursos florestais, através do manejo das florestas nativas ou pela implantação e condução de florestas plantadas. 

Segundo o engenheiro florestal Luiz Carlos Cardoso do Vale, membro da diretoria da SMEF (Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais), o profissional deste ramo pode atuar na área de tecnologia de produtos e subprodutos florestais ou ainda na ordenação territorial de áreas rurais, manejo de bacias hidrográficas e na resturação de ambientes degradados. 

Com as grandes formações florestais naturais que o Brasil possui e com o setor cada vez mais expressivo, o mercado de trabalho está aquecido. “A perspectiva é muito boa, uma vez que os profissionais podem trabalhar com a produção econômica de papel e celulose, painéis de madeira, produção e processamento de madeira sólida e siderurgia.”

DESAFIO

O desafio atual dos engenheiros está em acompanhar as alterações na legislação ambiental brasileira. Vale acredita que os profissionais devem ficar atentos principalmente no que diz respeito à adequação das propriedades rurais. “Os engenheiros devem se preparar para atender às novas demandas que serão criadas, sobretudo para a restauração ambiental e o gerenciamento de áreas protegidas.”

Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário