terça-feira, 24 de julho de 2012

Finlândia arrenda florestas para preservar biodiversidade



Governo finlandês trabalha para aumentar a mata nativa local, que representa apenas de 2% a 10% das florestas do país

Governo da Finlândia está arrendando terras de proprietários locais que tenham florestas nativas para preservar a biodiversidade do país. Trata-se de uma tentativa de chamar a atenção dos donos dessas áreas para a conservação do meio ambiente. A mata natural na Finlândia é pouca - representa apenas de 2% a 10% das florestas -, apesar de o país ter o maior porcentual de áreas florestais do continente, com 76% de seu território (23 milhões de hectares) coberto por florestas.

Segundo o professor de Meio Ambiente e Recursos Econômicos da Universidade de Helsinque, Markku Ollikainen, aproximadamente metade das florestas finlandesas é utilizada para fins econômicos. A indústria florestal é uma das atividades com mais destaque na economia local, com foco basicamente na exploração de madeira para atividades como a produção de móveis e papel. O setor responde por 8% do Produto Interno Bruto do país e por cerca de 30% das exportações. A importância econômica da atividade levou a uma exploração desenfreada do solo. Como consequência, a qualidade e o volume da madeira produzida começaram a cair.

Diante do quadro que colocava em xeque a atividade industrial e a preservação ambiental, o governo decidiu inovar sua relação com o setor florestal. Uma saída foi ajudar na melhoria da gestão das áreas florestais - na Finlândia dois terços das florestas são particulares. As medidas estão dando certo. Hoje o crescimento de árvores supera o de corte. E a área protegida no sul do país dobrou, atingido 3% - no norte o índice chega a 30%.

Para maiores informações visite: painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário