quarta-feira, 25 de julho de 2012

Soja: Vendas antecipadas estão mais adiantadas do que nunca em MT



Mais de 50% da safra a ser plantado, a partir de setembro,está travado no mercado futuro. Volume é inédito ao período .

Com o estoque da safra de soja 2011/12 zerado, em Mato Grosso, e preços em ascendência no mercado, restou ao sojicultor aproveitar, à sua maneira, o bom momento das cotações: antecipando a venda daquilo que será plantado daqui a pelo menos 60 dias. A combinação de preços históricos com demanda crescendo acima da produção e o ganho cambial com a valorização do dólar frente ao real seduziram o mato-grossense. O resultado é que o volume comercializado até o momento, mais de 57%, é histórico ao período, já que este percentual de comprometimento da produção só começava a ser registrado no Estado de novembro em diante. A busca pela soja está antecipada em cinco meses. 

Com uma estimativa de colher 23 milhões de toneladas na temporada 2012/13, mais uma projeção recorde, os quase 60% já travados significam dizer que mais de 13 milhões de toneladas estão vendidos. Esse volume representa 100% do que foi colhido há dez anos, ciclo 2002/03, ou 64% da safra passada, 2011/12, que totalizou 21,3 milhões de toneladas. A venda antecipada é uma praxe comum no agronegócio e serve como forma de fazer caixa para aquisição de parte ou todo o insumo e como uma segurança de preços, já que o produtor trava a soja no valor que lhe garanta retorno, ou seja, margem de lucro. 

Como explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a comercialização do estoque da safra 2011/12 já atinge 99,7% e está praticamente concluída. “Porém, apenas 1,5% da soja de Mato Grosso conseguiu ser comercializada nos patamares atuais, chegando a R$ 73, como visto em Rondonópolis na semana passada”. 

Fonte: Diário de Cuiabá
Para maiores informações visite: www.noticiasagricolas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário