segunda-feira, 19 de março de 2012

Em três anos, Fibria dobrou plantio de eucalipto




Nos últimos três anos, a empresa de celulose Fibria dobrou a área florestal em Mato Grosso do Sul. Conforme informações do empreendimento, cuja maior fábrica está situada em Três Lagoas, atualmente são cerca de 350 mil hectares de área plantada no Estado - 110 mil hectares deles adquiridos de 2009 para cá. O volume de matéria-prima faz da unidade de Três Lagoas autossuficiente na produção de celulose, sem precisar recorrer à aquisição de madeira de estados vizinhos.

A base florestal da unidade está distribuída entre os municípios de Três Lagoas, que conta com 50% do total de florestas (155 mil hectares entre áreas de preservação e efetivo plantio), Água Clara, Selvíria, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia e Selvíria.

Desse total, 99 mil hectares são destinados de Área de Preservação Permanente (APP) e 231 mil hectares são destinados ao efetivo plantio de eucalipto, o que chega a gerar o total de 3,5 mil empregos (diretos e indiretos).
De acordo com a empresa, o plantio está dentro do previsto pelo cronograma da empresa. A meta de 2011 foi cumprida e a de 2012 está dentro do esperado. Entretanto, esta área deverá aumentar ainda mais nos próximos anos. A empresa antecipou que, para iniciar a segunda linha de produção da unidade em Três Lagoas, serão necessários mais 150 mil hectares de área plantada com eucalipto.

Desses, 30 mil hectares já estão garantidos. Trata-se do excedente de plantio da operação da primeira linha de operação. Além disso, 105 mil hectares de terra foram arrendados em negócios concluídos no ano passado, dos quais 70 mil ha são destinados ao plantio efetivo.

Os 50 mil ha restantes de área para plantio efetivo, o que equivale ao total de 77 mil ha de área, somando a APP, serão garantidos por meio de compra ou arrendamento nos próximos anos.

ARRENDAMENTO

As áreas da base florestal são distribuídas entre próprias e arrendadas. Este último mecanismo é o mais utilizado na região. Segundo a Fibria, atualmente 60% das áreas utilizadas para o cultivo do eucalipto são arrendadas de produtores locais.

A expectativa é de que, para a segunda linha de produção, a área arrendada passe a corresponder a 70% do total.

AMPLIAÇÃO

A empresa garantiu que o projeto de ampliação da unidade de Três Lagoas segue dentro do cronograma previsto. As avaliações do mercado deverão ser feitas até o final deste ano, porém não antecipou se há previsão de início das obras.

Pelo projeto, a linha de produção da Fibria passará de 1,3 milhão de toneladas para 1,5 milhão de toneladas/ano, na linha dois. O processo de construção terá duração de 24 meses e contará com investimento estimado de R$ 4 bilhões. No pico da obra, deverão ser gerados sete mil postos de trabalho na unidade. Já o processo de operação necessitará de até mil pessoas a mais no quadro de profissionais.

Fonte: Jornal Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário