segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana começa com chuva em todo o Brasil, à exceção do Sul




PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 19

SUDESTE

O ar seco garante tempo aberto na maior parte do Estado de São Paulo e nas metades sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No entanto, há previsão de chuvas entre Espírito Santo, norte e oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo. Na faixa entre os Estados capixaba e mineiro, as precipitações podem ser volumosas, com risco de temporais. As temperaturas ainda permanecerão baixas ao amanhecer e podem chegar aos 10°C na Serra da Mantiqueira. Devido ao tempo chuvoso, as máximas não passam dos 22°C em várias localidades do interior Minas Gerais. Já em São Paulo, o termômetro sobe, passando dos 30° na região oeste.

SUL

Uma frente fria chega à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e provoca chuvas leves sobre o extremo oeste gaúcho e sobre a campanha. No restante da região, o tempo permanece seco, com sol e grandes amplitudes térmicas. Durante a madrugada, a temperatura mínima pode chegar a 8°C entre a serra gaúcha e a catarinense. No período da tarde, porém, os termômetros sobem, e a máxima passa dos 30°C na metade oeste dos três Estados.

CENTRO-OESTE

As chuvas fortes prosseguem sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Algumas localidades vão receber mais de 50 mm no leste de Goiás e no Distrito Federal. No Mato Groso do Sul também chove na maior parte do Estado, mas essas chuvas serão isoladas, com baixos acumulados, e ocorrem principalmente no final do dia. O tempo segue quente sobre o Mato Grosso do Sul e no sul e oeste do Mato Grosso. Porém, na maior parte de Goiás e no nordeste do Mato Grosso, as temperaturas ficarão baixas. A máxima fica em torno dos 24°C em algumas localidades.

NORDESTE

A chuva se espalha ainda mais pela região e o tempo seco só predomina sobre o litoral entre o norte da Bahia e Pernambuco. Para as demais regiões, há previsão de chuvas, com elevados acumulados principalmente sobre o sul da Bahia e oeste do Maranhão. As temperaturas ficam um pouco mais baixas sobre o sul da Bahia, onde as máximas chegam na casa dos 26°C. No restante da região faz calor com máxima de até 34°C entre o Recôncavo Baiano e o sertão dos Estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco e no sudoeste do Maranhão.

NORTE

As precipitações ganham ainda mais força, com alerta para intensos temporais sobre, principalmente, Amazonas e Pará. Além disso, a chuva se intensifica sobre Tocantins. Mesmo com a previsão de chuva forte, o calor continua na maior parte da região. Apenas no sul do Tocantins a temperatura não vai subir tanto, com máxima de 26°C.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na terça, dia 20, não há previsão de nenhum grande temporal, mas a chuva prossegue sobre Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre os dias 21 e 25 de março, ainda há chance de chuva sobre o Sudeste, com mais intensidade sobre o norte da região (Espírito Santo e centro e norte de Minas Gerais). Nesta área, o acumulado pode variar entre 30mm e 50mm na maior parte dos municípios.

SUL

No decorrer da próxima semana, a frente fria avança pela Região Sul, levando chuva para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do leste do Paraná. De uma forma geral, chove pouco. Apenas no extremo sul gaúcho, o acumulado excede 30 mm.

CENTRO-OESTE

Na terça, a chuva continua sobre o norte da região, sendo intensa em Goiás e Distrito Federal. Até 25 de março, a precipitação continua mais forte sobre o norte do Centro-Oeste, com acumulado de mais de 30mm no centro e norte de Mato Grosso e de Goiás, além do Distrito Federal. Já em Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado.


NORDESTE

Na terça, o alerta vai para os temporais que atingem a costa leste do Nordeste, entre Rio Grande do Norte e Paraíba. Entre 21 e 25 de março, a chuva forte prossegue sobre o Nordeste, com exceção do leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

NORTE

Na terça, chove forte entre o Pará, Amazonas e Rondônia. Entre 21 e 25 de março, as chuvas fortes ficam concentradas sobre o Tocantins, centro e sul do Pará e do Amazonas e norte de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário