Em dois meses o país já exportou 290 mil toneladas, praticamente a metade das 600 mil toneladas previstas pela Conab em seu balanço de oferta e demanda.
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgou o balanço das exportações brasileiras de arroz em abril. Foram embarcadas 106 mil toneladas de arroz (base casca), volume bem menor do que as 184 mil toneladas remetidas para o exterior em março, mas ainda significativo. Cabe lembrar que são exportações sem apoio do PEP e que a soma do ano comercial (março e Abril) chega a 290 mil toneladas, ou 48% das 600 mil toneladas que a Conab estimava que o Brasil exportaria em 2012/13. Espera-se, na divulgação da safra desta quinta-feira, que a previsão governamental de exportações de arroz aumente.
Outra boa notícia para o mercado doméstico é que em abril houve redução do volume de importações. Em março foram 120 mil toneladas e, agora, foi divulgado que o Brasil recebeu 54 mil toneladas de arroz em base casca dos países do Mercosul em abril. O volume totaliza 174 mil toneladas importadas, e indica um superávit da balança comercial do arroz de 116 mil toneladas em dois meses de negócios. A cadeia produtiva acredita que o Brasil consolidará mais de 1 milhão de toneladas de exportações, principalmente em função do câmbio, da fidelização de clientes (com destaque para os quebrados de arroz e o parboilizado) e as ajudas humanitárias. Se houver mecanismos de apoio, o volume pode até ser maior.
Fonte: Planeta Arroz
Para maiores informações visite: www.noticiasagricolas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário