quarta-feira, 9 de maio de 2012

Embrapa: Pesquisa permite diagnóstico de gestação precoce



Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram um estudo na Universidade de Saskatchewan, no Canadá que possibilitou a visualização inédita de óvulos no interior de folículos ovarianos em vacas vivas (exame in vivo). A técnica utilizada foi a Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM) e abriu a possibilidade de avaliação dessas estruturas antes mesmo da ovulação.

Quando utilizada corretamente, a ultrassonografia pode ser uma ferramenta viável e acessível para um bom manejo estratégico-reprodutivo. O diagnóstico preciso ajuda a solucionar problemas de reprodução no rebanho, minimizando custos e proporcionando bom desempenho reprodutivo.

Realizado pelos pelos pesquisadores da Embrapa Luiz Pfeifer (Embrapa Rondônia) e Luiz Siqueira (Embrapa Gado de Leite), o estudo revela que a visualização de componentes do ovário, com definição próxima da microscópica, em tempo real e no animal vivo, pode permitir o estudo da dinâmica de crescimento dos folículos. Com a obtenção da imagem dos óvulos abre-se a possibilidade de começar avaliar a qualidade, o desenvolvimento e as características do óvulo no decorrer do período folicular.

Este trabalho dos pesquisadores da Embrapa traz novas perspectivas para avanços no estudo da fisiologia ovariana em bovinos porque, através da UBM, é possível identificar e acompanhar, passo a passo, o início do desenvolvimento de folículos muito pequenos, em tamanho inferior a 1 milímetro, o que não era possível com a ultrassonografia convencional. "Atualmente, quando temos o resultado negativo para prenhez, não há como apontar onde exatamente foi o problema, se no sêmen ou na qualidade do óvulo".

Com este estudo será possível fazer a prospecção de novas técnicas. Outra possibilidade futura, de acordo com o pesquisador, é que os tratamentos hormonais utilizados para inseminar vacas em tempo-fixo (IATF) podem ser melhor estudados com a possibilidade de acessar as imagens e a qualidade dos óvulos antes da ovulação.

Quando se trata de rebanho leiteiros, o diagnóstico de gestação precoce por ultrassonografia pode ser realizado cerca de 30 dias após a concepção. Assim é possível identificar as vacas que não emprenharam. Com isso haverá uma melhora a eficiência reprodutiva através da redução do intervalo entre inseminações e do intervalo parto-concepção. Com o diagnóstico precoce é possível tomar medidas para que a fêmea conceba logo após o resultado negativo da prenhez. Caso contrário, o produtor teria que esperar em média de 45 a 60 dias para o diagnóstico de gestação tradicional (toque retal) que, dependendo da experiência do veterinário, pode ter um diagnóstico duvidoso.

Em propriedades altamente tecnificadas que realizam inseminação em tempo-fixo, o pesquisador enfatiza que a ultrassonografia para diagnóstico de gestação possibilita o descarte total dos touros, pois fêmeas diagnosticadas vazias podem ser ressincronizadas e inseminadas. 

Fonte: Gazeta
Para maiores informações visite: www.milkpoint.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário