A Prefeitura de Curitiba, a Volvo, a BSBios e a Aprobio apresentaram hoje (14) o primeiro ônibus equipado com motor hibrido e adaptado para rodar com biodiesel puro fabricado no Brasil. O anúncio aconteceu no Rio de Janeiro durante um evento organizado na Parque dos Atletas como parte da agenda oficial de atividades da Rio+20.
O veículo híbrido vem equipado com dois motores: um convencional a explosão e um elétrico que suplementa a potência do primeiro, diminuindo significativamente o consumo de combustível. Acontece que, mesmo sendo mais eficiente, a maioria dos veículos híbridos usa combustível não renovável a base de petróleo, é nesse ponto que o hibribus inova ao ser adaptado para rodar com biodiesel puro. Segundo a Volvo, que desenvolveu a tecnologia, o sistema economiza até 35% do combustível e reduz em até 90% a emissão de gases poluentes.
Isso, contudo, tem seu o custo. Enquanto um veículo híbrido sai por R$ 650 mil, um ônibus convencional custa R$ 450 mil. Mesmo assim, a procura tem sido significativa. Só para Prefeitura de Curitiba a fabricante já vendeu 60 unidades. A capital paranaense tem planos de atualizar toda a sua atual frota de transporte urbano – cerca de 2000 veículos – pela versão menos poluente.
E a procura tem tudo para ser boa. Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Jerônimo Goergen, o Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus na América Latina, informou que a Prefeitura de São Paulo já sinalizou interesse na aquisição de 50 veículos e Porto Alegre tem uma linha de crédito em aberto para a compra de outros 40. Se essas vendas forem confirmadas pelo valor cheio, são quase R$ 60 milhões em negócios engatilhados.
O diretor presidente da BSBios, empresa que fornecerá o biocombustível para a capital paranaense, Erasmo Carlos Battistella, defendeu que o exemplo dde Curitiba chegue a todas as cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol.
Para maiores informações visite: www.biodieselbr.com
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