sexta-feira, 15 de junho de 2012

Usinas de cana-de-açúcar adotam práticas sustentáveis para reduzir impactos da produção no meio ambiente



No Brasil, de acordo com a Unica, pelo menos 70 companhias se comprometeram com a preservação

Pelo menos 70 usinas do setor sucroalcooleiro utilizam práticas sustentáveis na produção no Brasil. Ações que constam no Relatório de Sustentabilidade (documento que registra o compromisso das instituições com a produção econômica, social e ambientalmente correta), como ampliar a utilização de máquinas nas lavouras e reduzir o consumo de água, são adotadas pelas companhias para reduzir os impactos da produção no meio ambiente.

– O protocolo agroambiental, como avanço da cana mecanizada, aparece como evolução importante no Relatório de Sustentabilidade. Diversos programas para redução do consumo de água também aparecem quando a gente analisa isso setorialmente. Só a título de exemplo, no setor da cana-de-açúcar, desde que a gente começou a monitorar, por volta de três anos atrás, já reduziu em quase 20% o consumo de água por tonelada processada, o que é um avanço extremamente importante – aponta o gerente de Sustentabilidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Luiz Amaral.

O Relatório é feito a cada dois anos e, apesar de não ter o valor de certificação, é importante no mercado. O documento conhecido como GRI, uma sigla que pode ser traduzida como relatório de iniciativa global, segue padrões internacionais determinados por uma organização que atua em mais de 30 países. Nele constam indicadores econômicos, sociais e ambientais.

Fonte: Canal Rural
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário