sexta-feira, 13 de julho de 2012

Agronegócio: Brasil reconhece a importância econômica e social da Suinocultura



Um manifesto histórico para a Suinocultura Brasileira. Pela primeira vez, em 50 anos de história, produtores de suínos se reuniram para mobilizar o Congresso Nacional, imprensa e sociedade para os problemas sociais e econômicos enfrentados pela suinocultura, devido a Crise no setor, que já atinge 10 estados produtores do país.

Estima-se que pelo menos 700 pessoas participaram do evento, no Auditório Petrônio Portella do Senado. Na oportunidade, lideranças lançaram a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, que será importante na luta por um Preço Justo, na atividade.

Para a senadora, Ana Amélia Lemos (PP/RS), defensora da atividade suinícola, o manifesto da suinocultura, organizado pelas entidades do setor, mobilizou um grande número de parlamentares. “Em poucos momentos vimos uma audiência pública motivar tantas pessoas no Senado. Sejam parlamentares, representantes de estado, prefeitos, suinocultores ou empresários, o setor foi muito bem representado nesta quinta-feira”, destaca a Ana Amélia.

Para a suinocultura catarinense, o Manifesto da Suinocultura foi à maneira mais inteligente de protestar e pedir apoio político. “O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, ouviu as solicitações da suinocultura e anunciou medidas. Apesar de serem paliativas, ao vigorar, as propostas do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, podem auxiliar o setor, mas não resolvem o problema na suinocultura”, aponta o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi

Foram anunciadas medidas como a possibilidade de prorrogação automática de todas as dívidas dos produtores de suínos – vencidas ou a vencer até janeiro de 2013; Retenção de matrizes no valor de R$ 1,2 milhão; Além da possibilidade de um Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), para compor o custo de produção e amenizar a situação dos produtores, no valor de R$ 0,40 por quilo, aos produtores independentes.
            
Os suinocultores esperavam que o ministro anunciasse uma política de preço mínimo para a suinocultura. Mendes Ribeiro destacou que a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura terá desafios, como trabalhar nessa proposta, para regulamentar o setor, em um futuro próximo. “Vocês precisam ter paciência com esse ministro, precisamos analisar a realidade, e neste momento, apenas essas medidas podem ser anunciadas. O restante das ações serão definidas na próxima semana, entre as lideranças do setor e a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura”, afirmou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.
Produtores esperam iniciar uma nova fase:
            
Através do Manifesto da Suinocultura, os suinocultores catarinenses e brasileiros estão esperançosos. “Esperamos iniciar uma nova fase para a suinocultura. Com a mobilização, acreditamos que o Brasil passe a olhar a atividade de outra maneira, reconhecendo a suinocultura como um Setor do Agronegócio”, comenta o produtor, Lairton Hanh, de Iporã do Oeste (SC).

            
O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, espera que o Governo Federal reconheça os suinocultores com o devido valor e respeito. “O Manifesto contou com produtores de todas as partes do Brasil e isso precisa ser valorizado. Agora, é de extrema importância, que seja estabelecido o Preço Justo Para Produzir, além de um Controle de Produção entre os dois sistemas, integrado e independente”, pontua Lorenzi.

Próximos passos:

Segundo a ACCS, todas as lideranças do setor estarão reunidas na próxima quarta-feira (18/07), em Brasília, para conhecer do Governo Federal a posição final em relação às medidas anunciadas. Na oportunidade, serão iniciados os encaminhamentos diretos junto à Frente Parlamentar Mista da Suinocultura.

Opinião dos Produtores:

“Esperamos que a suinocultura seja vista com a importância que merece. Não somos bandidos, somos produtores de alimentos e se estamos aqui em Brasília é para trabalhar, apenas isso”, Daniel Michels - Braço do Norte (SC)

“E agora, sem saída efetiva para a suinocultura, como vou agir quando voltar para a propriedade? Por mais importante que esse movimento foi para a história da atividade, não conseguirei pagar minhas dívidas, não há renda. Vou declarar falência”, Lairton Hanh – Iporã do Oeste (SC);

“Hoje, o Brasil nos mostrou que as coisas somente acontecem em Brasília, e se os nossos representantes políticos desejarem. Por mais difícil que esse compromisso foi para mim, posso garantir que se precisar eu volto, para reforçar meu pedido de socorro, ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural”. Siegmar Ruppenthal – Arabutã (SC)

Opinião dos Parlamentares:

“Foi muito pouco. O Ministério da Agricultura deveria ter se preparado melhor para receber mais de 700 suinocultores de todo o Brasil. Não sentimos firmeza nas medidas anunciadas. Queremos muito mais e para salvar esse setor vamos cobrar muito nos próximos dias”. Dep. Est. Moacir Sopelsa (SC).

“O Governo Federal precisa se mobilizar mais para atender a suinocultura. Os dez estados brasileiros atingidos pela crise, sentirão os reflexos deste problema durante um longo período. Santa Catarina por sua vez, esteve ao lado dos seus suinocultores durante o manifesto e por fim anunciou a Isenção Total do ICMS para suínos, a partir da próxima segunda-feira (16/07), com prazo de 30 dias. Mas é importante reconhecer e agradecer o esforço do Governo Federal e de todos os envolvidos pelo ato histórico”. Dep. Federal João Rodrigues (Secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina).

“Não mediremos esforços para salvar a suinocultura e regulamentar essa atividade. Estou muito feliz com a participação dos produtores de todo o país no manifesto. Desde que assisti a mobilização em Braço do Norte (SC), em que cruzes representaram a morte da atividade, aprendi a respeitar um setor, que conta com poucos parceiros nesta sociedade. A partir de agora, muito trabalho na Frente Parlamentar Mista da Suinocultura. Parabéns as entidades envolvidas no manifesto”. Sen. Ana Amélia Lemos.

Fonte: ACCS
Para maiores informações visite: www.noticiasagricolas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário