segunda-feira, 26 de março de 2012

Organizações divulgam manifesto contra aumento de desmatamento



A taxa de desmatamento na Amazônia Legal aumentou 59% em fevereiro 

Dezenove ONGs (organizações não governamentais) ligadas a questões sócio-ambientais divulgaram na quinta-feira (22) documento criticando o aumento do desmatamento no Amazonas.

A taxa de desmatamento na Amazônia Legal aumentou 59% em fevereiro, conforme o sistema de alerta do Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia).

O Estado que mais desmatou foi Mato Grosso (65%), seguido de Rondônia (12%), Amazonas (10%) --que ficou na frente do Pará (7%), região tradicional de conflitos sócio-ambientais.

No documento, organizações, entre elas, Comissão Pastoral da Terra, Coiab (Confederação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) e IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), alertam para o cenário negativo na conservação da biodiversidade regional e pedem mudanças no processo de regularização fundiária.

Dizem que, para conter os desmatamentos, os governos federal e estadual precisam criar novas unidades de conservação e reconhecer as terras indígenas que estão "desprotegidas e sujeitas à ocupação irregular".

"A necessidade da manutenção do combate ao desmatamento é corroborada pelas organizações, acompanhada da promoção da melhoria de vida das populações tradicionais, e não apenas mitigá-las com programas e projetos de alcance pontual como o Programa Bolsa Floresta", diz o documento.

O Programa Bolsa Floresta foi criado em 2007 pelo ex-governador e senador Eduardo Braga (PMDB). Famílias que moram dentro das unidades de conservação estaduais recebem R$ 50 mensais como forma de compensação para não desmatar as reservas estaduais.

O governo do Amazonas informou que o programa promove o envolvimento sustentável e a conservação ambiental. O projeto alcança uma área de 10 milhões de hectares de florestas protegidas.

Fonte: Folha Online / Rondônia Dinâmica
Para maiores informações visite: www.painelflorestal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário