Multinacional brasileira focada no desenvolvimento de soluções de Agro TI rompe barreiras, investe nas oportunidades de mercado e conquista organizações no exterior
O agronegócio brasileiro, que movimenta mais de um terço das exportações, do Produto Interno Bruto (PIB) e da População Economicamente Ativa (PEA), dá mais um salto rumo ao primeiro mundo, em direção à exportação de software de gestão.
A Biosalc Sistemas AgroTI, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de sistemas computadorizados de gestão para o agronegócio, além de atender todo o território nacional, exporta soluções para 15 países latino-americanos e caribenhos.
As soluções em TI exportadas pela Biosalc fazem todos os controles dos processos de planejamento e gestão da produção agrícola, controle de contratos agrícolas, logística e manutenção de frota, manutenção e gerenciamento industrial, entre outros processos.
Há dois anos, a estratégia da companhia foi, primeiramente, abrir uma filial na cidade de Cali, na Colômbia, por razões de oportunidades de mercado, logística, redução de custos e otimização de mão de obra especializada. E o segundo plano foi tomar novo rumo com destino aos EUA com a abertura de um escritório em Miami onde ficará o centro de operações.
“Ingressamos em um novo desafio que foi invadir as terras do Tio Sam com tecnologia brasileira”, explicou o presidente da Biosalc, Diego Diaz, fazendo referências ao personagem histórico da literatura americana, símbolo do país.
Segundo ele, as soluções brasileiras são muito reconhecidas no mercado latino e, recentemente, a Biosalc conquistou duas concorrências internacionais onde participaram empresas latinas e norte-americanas. “Não ganhamos por preço, mas pela qualidade do produto. Por isso, está na hora de enfrentarmos as feras de frente e mostrarmos o nosso reconhecimento tecnológico e o potencial competitivo”, disse Diaz.
Para o diretor, Sidnei De Sicco, o crescimento em TI no agronegócio está em ascensão e isso é um reflexo natural do agribusiness. “A demanda pelo aumento de produtividade e a necessidade de melhoria da gestão nos possibilitou aumentar, expressivamente, o volume de novos negócios no mercado latino-americano”.
Novas conquistas no exterior – os recentes negócios consolidados pela empresa no exterior foram no México (GAMSA, Grupo Saenz e Ingenio Presidente Benito Juarez); Peru (MAPLE); El Salvador (Grupo Cassa); Nicarágua (Nicarágua Sugar) e Colômbia (Grupo Manuelita e Palmas Del Oriente). Todos eles do setor sucroalcooleiro e bioenergético.
Um exemplo de sucesso dessa estratégia de internacionalização é a Colômbia, um dos maiores produtores de açúcar e etanol Sul- americano, onde a Biosalc possui mais de 70% de market share.
Perfil - há 20 anos no mercado de AgroTI, a Biosalc possui colaboradores de vários países como Cuba, Colômbia, Peru, Porto Rico e Argentina. As principais culturas gerenciadas pelas soluções em TI são: cana-de-açúcar, frutas, palma africana, grãos, entre outras, totalizando mais de 20 culturas diferentes. Com a nova expansão nos negócios, os diretores acreditam aumentar o faturamento internacional em até 100% em três anos.
De acordo com o presidente Diaz, os perfis dos clientes são grandes agroindústrias, produtores de alimentos e produtores de insumos para os biocombustíveis. “Vamos torcer para que essa tendência continue e o Brasil não seja conhecido apenas como o eterno celeiro agrícola mundial, mas também como um notório produtor e exportador de riqueza intelectual”, disse.
Para maiores informações visite: www.portaldoagronegocio.com.br
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