sexta-feira, 8 de junho de 2012

Previsão é de frio intenso para a região Sul nesta sexta



Temperaturas baixas também devem ser registradas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte

PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 8

SUDESTE

Não há previsão de grandes temporais, mas a frente fria mantém a chuva sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro, sul e leste de São Paulo e boa parte de Minas Gerais. O frio avança pela região, com mínima entre 6°C e 9°C no sul e oeste de São Paulo e entre 12°C e 15°C no sul do Rio de Janeiro e no centro, sul e oeste de Minas Gerais. A máxima não passa dos 15°C no centro e sul de São Paulo e dos 18°C no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, a temperatura máxima também entra em declínio, não chegando aos 25°C no centro e sul do Estado. O mar fica agitado desde as primeiras horas da manha, com ondas que passam dos 3 metros (m) de altura em boa parte do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, com potencial para ressacas.

SUL

A chuva restringe-se ao norte de Santa Catarina e leste do Paraná. Na maior parte da região a previsão é de tempo seco e frio intenso. Esperam-se mínimas negativas em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de alguns municípios do oeste e sul do Paraná. Há potencial para geadas amplas nos dois primeiros Estados e mais isoladas no Paraná, inclusive em áreas produtoras de milho. Apesar disso, vale salientar que no Paraná, a maior parte do milho foi instalada de forma mais precoce neste ano, fazendo com que este percentual esteja fora de risco neste momento. 
Não há potencial para geadas nas áreas produtoras de laranja, cana-de-açúcar e café do Estado paranaense. À tarde, a temperatura máxima chega aos 18°C no Paraná, aos 15°C em Santa Catarina e aos 12°C no centro e sul do Rio Grande do Sul. A agitação marítima permanece elevada, com ondas de mais de 2m de altura, especialmente na costa sul de Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

A previsão é mais nuvens que chuva sobre a região nesta sexta. As precipitações atingem preferencialmente o Distrito Federal e o leste de Goiás, porém com baixo acumulado. O frio prossegue, com mínima próxima de 0°C no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul e formação de geadas em algumas áreas produtoras de milho e cana-de-açúcar. A temperatura estimada para Mato Grosso do Sul deve apenas queimar as folhas da cana-de-açúcar, não matando a planta e exigindo mudança logística, já que as áreas atingidas terão que ser colhidas primeiramente. Além disso, a mínima chega a 9°C no centro, oeste e sul de Mato Grosso e no sudoeste de Goiás. A máxima não passa dos 15°C no oeste de Mato Grosso do Sul e dos 21°C no centro e sudoeste de Mato Grosso e sul de Goiás.

NORDESTE

A chuva prossegue sobre o norte da região e também atinge o extremo sul da Bahia. Apesar da continuidade da precipitação, o risco de temporais diminui em relação aos dias anteriores. A temperatura permanece estável, com mínima variando entre 18°C e 21°C em boa parte da região e máxima excedendo 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

NORTE

Ainda faz frio na sexta, com mínima entre 9°C e 12°C no sul e sudoeste de Rondônia e entre 12°C e 15°C em boa parte do Acre e sul do Amazonas. A máxima não passa dos 24°C em partes de Rondônia, mas a tendência é de elevação nas demais áreas do sul da região. A chuva concentra-se sobre o centro e norte, sendo intensa no norte de Roraima, inclusive em Boa Vista.

CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

No sábado, dia 9, a frente fria mantém a chuva generalizada, mas com baixo acumulado sobre o leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. O frio perde um pouco de força, mas a sensação térmica ainda será desagradável, com mínima entre 9°C e 12°C no centro, oeste e sul de São Paulo e entre 12°C e 15°C no centro, oeste e sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. A máxima não passa dos 18°C no sul de São Paulo e dos 21°C em boa parte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro e sul de Minas Gerais. No domingo, novas áreas de instabilidade favorecem o retorno da chuva de fim de tarde ao Estado de São Paulo e oeste e sul de Minas Gerais. No decorrer da próxima semana, no entanto, a tendência é de tempo seco e temperatura em elevação na maior parte do Sudeste.

SUL

No sábado ainda faz bastante frio em toda a região, mas não como na sexta. Ainda há previsão de temperaturas próximas de 0°C e formação de geadas amplas no Rio Grande do Sul e no oeste e sul de Santa Catarina, mas o risco diminui no Paraná. A temperatura máxima sobe em relação ao dia anterior, chegando aos 21°C no centro, oeste e norte do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. O tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da região, com exceção do leste do Paraná e norte de Santa Catarina, onde ainda chove fraco.

No domingo, áreas de instabilidade favorecem o retorno da chuva com baixo acumulado para boa parte do Paraná e oeste de Santa Catarina. A temperatura mínima oscila entre 9° e 12°C em boa parte do Paraná e entre 6°C e 9°C em vários municípios da região central de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No decorrer da próxima semana, a formação de um novo bloqueio atmosférico favorece chuvas fortes e generalizadas ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Além disso, a maior parte da região passará por um período de tempo seco e temperaturas elevadas para época do ano.

CENTRO-OESTE

No sábado, o padrão de distribuição da chuva pouco muda. As precipitações atingem preferencialmente o sudeste de Goiás, enquanto que na maior parte da região esperam-se apenas nuvens. O frio da madrugada diminui, com mínima entre 6°C e 9°C no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, entre 9°C e 12°C no sudoeste de Mato Grosso e entre 12°C e 15°C no sudoeste de Goiás. A máxima não passa dos 18°C no sudoeste de Mato Grosso do Sul e dos 24°C no sul de Goiás e no centro e sudoeste de Mato Grosso. No domingo volta a chover no sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Apesar disso, no decorrer da próxima semana, a previsão é do retorno do tempo seco e temperatura em elevação em toda a região.

NORDESTE

No sábado, a chuva fica mais isolada, mas ainda atinge o norte do Nordeste e o extremo sul da Bahia. Na maior parte da região, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece estável, com mínima variando entre 18°C e 21°C e máxima excedendo 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No domingo, a chuva com baixo acumulado prossegue ao longo da costa norte e parte do litoral leste do Nordeste, sendo intensa apenas no litoral do Ceará. No decorrer da próxima semana, ainda há previsão de chuva ao longo da costa do Nordeste, sendo intensa na Bahia e no Maranhão.

NORTE

No sábado, o frio começa a perder força, mas ainda há previsão de mínimas entre 12°C e 15°C no sul do Acre e no sudoeste e sul de Rondônia. Já a temperatura máxima dispara em toda a região, chegando aos 33°C no sudoeste do Pará. A chuva concentra-se sobre o norte da região, sendo intensa sobre o noroeste do Amazonas e norte de Roraima. No domingo, os temporais atingem preferencialmente o noroeste do Amazonas. No decorrer da próxima semana, a chuva retorna ao Acre e sudoeste do Amazonas, porém permanece intensa sobre o norte da Região, especialmente Ilha de Marajó, litoral do Amapá, Roraima e noroeste do Amazonas.

Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário