Com o cultivo pode ser possível produzir etanol durante os meses de renovação dos canaviais
O Ministério da Agricultura vai lançar no próximo Plano de Safra uma linha de crédito a juros subsidiados para financiar o cultivo do sorgo sacarino, que tornará possível produzir etanol durante os meses de renovação dos canaviais. O anúncio foi feito pelo secretário de Produção e Agroenergia, José Gerardo Fontelles, durante a cerimônia de lançamento do documento do Ministério da Agricultura para a conferência Rio+20.
Fontelles explicou que o cultivo do sorgo sacarino permitirá a produção de etanol em áreas de renovação dos canaviais, o que contribuirá para aumentar a rentabilidade do setor sucroalcooleiro e ao mesmo tempo encurtar o período de entressafra nas usinas e destilarias. Tradicionalmente, as leguminosas, como amendoim e soja, são cultivadas nas áreas de renovação de canavial, que é feita de quatro a cinco anos.
Segundo o diretor, o incentivo ao sorgo sacarino faz parte do programa plurianual do governo, que envolve a produção de etanol e açúcar, com base nas projeções do potencial de demanda até 2015. Ele afirmou que a meta na primeira fase do programa é recuperar a área de canaviais existentes em 2008, pois os investimentos foram interrompidos pela crise financeira. "Tudo está sendo monitorado. Estamos analisando a disponibilidade de recursos e adequando às linhas de financiamento para incentivar a renovação e o plantio de novos canaviais."
Fonte: Agência Estado
Para maiores informações visite: revistagloborural.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário