quinta-feira, 21 de junho de 2012

Izabella Teixeira defende texto final da Rio+20 mas admite dificuldade em convencer países ricos a colaborar



Ministra do Ameio Ambiente acredita que documento indica avanços

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu nesta quarta, dia 20, o conteúdo do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. Segundo ela, houve avanços na proteção da biodiversidade, na revisão do modelo de riqueza, na regulação dos oceanos e na erradicação à pobreza. Mas a ministra reconheceu que a principal dificuldade foi convencer os países ricos a assumir compromissos para investir mais recursos nas propostas.

– Houve, sim, dificuldades para que países desenvolvidos alocassem mais recursos – disse a ministra, referindo-se às dificuldades dos negociadores em fechar cifras no documento final devido às resistências dos representantes da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão principalmente.

Os países ricos argumentaram dificuldades causadas pelos impactos da crise econômica internacional. Izabella Teixeira acrescentou ainda que o Brasil insistiu na inclusão da expressão “direitos reprodutivos” em relação às mulheres e em definições específicas dos meios de implementação (metas, objetivos e financiamentos). Mas, segundo ela, a falta de acordo não permitiu a inclusão do tema no documento final.

Ao longo desta quarta, líderes políticos estrangeiros, além de representantes de organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e sociedade civil criticaram o conteúdo do documento. As ONGs pediram, inclusive, para serem excluídas das menções de apoio ao texto.

O secretário executivo da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse, no entanto, que tais resistências não foram apresentadas até a terça, dia 19, quando houve a conclusão das negociações.

– O nível de ambição do texto é de responsabilidade coletiva. Não é de um ou outro país apenas –  disse Figueiredo.

Fonte: Agência Brasil
Para maiores informações visite: www.ruralbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário