Frio sobre o Centro-Sul do país chega ao fim e temperaturas entram em elevação; veja a previsão para todas as regiões nos próximos dias
PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 30
SUDESTE
Nesta sexta, a frente fria mantém as chuvas sobre o Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais, sul e leste de São Paulo e sul do Espírito Santo. Chove forte sobre a região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, com acumulado de mais de 20mm. Além de tudo, o frio histórico chega ao fim. A mínima entra em elevação, oscilando entre 12°C e 15°C no oeste e sul de São Paulo e entre 15°C e 18°C em boa parte de Minas Gerais.
A temperatura da tarde também sobe em boa parte da região, oscilando entre 24°C e 27°C em boa parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e chegando aos 30°C no Espírito Santo. Apenas no sul do Estado de São Paulo, a temperatura permanece baixa, oscilando entre 21°C e 24°C. Apesar da diminuição da agitação marítima, ainda há previsão de ondas elevadas na costa sul do Rio de Janeiro, oscilando entre 2m e 2,5m de altura.
SUL
Na madrugada de sexta, o frio histórico chega ao fim. Apesar de muito intensa, a massa de ar polar não dura muito até por causa da época do ano. A mínima oscila entre 6°C e 9°C em vários municípios dos três Estados. O sol predomina em boa parte da região e a temperatura sobe rapidamente, chegando aos 30°C no oeste e norte do Paraná e 27°C no centro e oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As chuvas atingem apenas a costa do Paraná e de Santa Catarina por conta de áreas de instabilidade geradas por uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste. A umidade relativa do ar fica bastante baixa no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
CENTRO-OESTE
O frio histórico chega ao fim na sexta, mas a sensação ainda será de frio no sul de Mato Grosso do Sul, com mínima entre 6°C e 9°C. Uma frente fria causa novamente mais nuvens que chuva sobre a região. As poucas precipitações atingem o leste e norte de Mato Grosso, o Distrito Federal e parte de Goiás. A temperatura sobe gradativamente no decorrer do dia, chegando aos 33°C em Mato Grosso, no norte e oeste de oiás e no norte de Mato Grosso do Sul.
NORDESTE
Na sexta, a chuva atinge o leste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Chove forte sobre a costa norte do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, com acumulado que excede os 40mm em alguns municípios. A temperatura permanece elevada em toda a região, com máxima de mais de 30°C.
NORTE
Os temporais voltam a atingir o Estado do Amazonas, com acumulado em torno dos 80mm na bacia do Rio Juruá ou 25% da média de março. Além do Amazonas, também chove sobre o Acre, Rondônia, centro e sul de Roraima, Pará, Amapá e centro e norte de Tocantins. Independentemente da condição do tempo, faz calor e a máxima passa dos 30°C em Tocantins, Pará, Amapá, Acre, Roraima e Rondônia.
CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
No sábado, a frente fria mantém a chuva sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, boa parte de Minas Gerais e sul de São Paulo. O acumulado diminui a partir do fim de semana. A intensificação de uma massa de ar frio causa novo declínio da temperatura máxima no sul e leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com máxima que oscila entre 21°C e 24°C. Já no interior paulista, no Espírito Santo e em boa parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, a temperatura permanece elevada. No domingo, a chuva atinge apenas o centro e oeste de Minas Gerais. No decorrer da próxima semana, a previsão e de tempo seco e temperatura em elevação em boa parte do Sudeste.
SUL
Sábado com tempo seco e ensolarado em boa parte da região Sul. Apenas entre a costa do Paraná e de Santa Catarina, a umidade que vem do mar causa chuva fraca. A temperatura continua subindo, oscilando entre 9°C e 12°C em boa parte do interior da Região Sul pela manhã. À tarde, a máxima chega aos 30°C no oeste e norte do Paraná e no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, A umidade relativa do ar fica bastante baixa no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O domingo será caracterizado pelo sol e calor. No decorrer da próxima semana, no entanto, uma nova frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva generalizada. Esperam-se intensos temporais no Paraná, com acumulado de mais de 130mm no centro e oeste do Estado.
CENTRO-OESTE
Temperatura em elevação em todo o Centro-Oeste, com mínima entre 9°C e 12°C no sul de Mato Grosso do Sul e entre 12°C e 15°C no sudeste de Mato Grosso do Sul. Uma frente fria estacionada sobre o Sudeste mantém a chuva com baixo acumulado sobre o Distrito Federal e partes de Goiás e de Mato Grosso. À tarde, o calor predomina, com máxima de mais de 33°C no norte de Mato Grosso e de mais de 30°C no oeste e norte de Mato Grosso do Sul e no norte e oeste de Goiás. No domingo, a chuva com baixo acumulado prossegue sobre o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Entre 02 e 06 de abril, uma nova frente fria e áreas de instabilidade organizam chuva forte e generalizada sobre o oeste de Mato Grosso e oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul. No sul de Mato Grosso do Sul, o acumulado passa dos 130mm.
NORDESTE
No sábado, o padrão de distribuição de chuva não muda, atingindo o centro e leste e parte do noroeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Chove forte sobre a costa norte do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, com acumulado que excede os 40mm em alguns municípios. A temperatura permanece elevada em toda a região, com máxima de mais de 30°C. No domingo, a chuva forte permanece concentrada sobre a costa norte do Nordeste, entre o Ceará e o Maranhão. Na próxima semana, nada muda e as chuvas fortes continuam sobre o norte do Nordeste. Volta a chover sobre partes do centro e sul da Bahia, mas o acumulado será baixo.
NORTE
No sábado, áreas de instabilidade causam chuva sobre todos os Estados da região Norte, com previsão de temporais no Amazonas, Pará e Rondônia. Independentemente da condição do tempo, faz calor e a máxima passa dos 30°C em Tocantins, Pará, Amapá, Acre, Roraima e Rondônia. Já no domingo, apesar da previsão de chuvas abrangentes, o risco de temporais diminui em toda a região Norte. Na próxima semana, as chuvas mais intensas ficarão concentradas sobre o oeste e litoral da Região (Amazonas, Acre, Rondônia e costa do Amapá).
Fonte: Somar